Basquetebol: FC Porto não volta a falhar jogos após reunir com Federação

27 dez 2021, 13:10
FC Porto-Académica
FC Porto-Académica

Dragões e organismo anunciaram compromissos quanto ao futuro da arbitragem

PUB

Após duas faltas de comparência e uma reunião com a Federação Portuguesa de Basquetebol, o FC Porto voltou atrás e não vai falhar mais nenhum jogo, sob risco de exclusão.

Os dragões, em comunicado conjunto com a Federação, admitem que «desta situação resultam elevados prejuízos para o prestígio da modalidade» e comunicaram alguns compromissos do organismo quanto à arbitragem na modalidade.

PUB

O organismo comprometeu-se a divulgar publicamente a classificação e avaliação dos árbitros; informar antecipadamente «os árbitros escolhidos para pontos altos e fases decisivas da competição»; dinamizar o «grupo de trabalho criado para análise de situações de jogo relacionadas com a arbitragem»; e apostar em estudos para encontrar meios tecnológicos que possibilitem a comunicação entre os árbitros e o registo da mesma.

O FC Porto não marcou presença nas jornadas da Liga portuguesa de Basquetebol diante da Ovarense e Oliveirense, por estar contra a nomeação dos árbitros escolhidos para esses mesmos jogos. Nessas rondas, foi aplicada uma derrota por 20-0 ao emblema azul e branco.

PUB
PUB
PUB

Note-se que uma terceira ausência dos dragões poderia implicar a exclusão da equipa da prova, segundo o artigo 57.º dos regulamentos: «A aplicação da sanção de derrota em dois jogos consecutivos ou três interpolados determina a exclusão da competição da equipa do clube.»

Relacionados

Uma newsletter para conversarmos - Decisão 22

Envie-nos as suas questões e sugestões de temas, responderemos pela caixa do correio

Saiba mais

Patrocinados