F1: Montoya na pole position para o GP de Silverstone

6 jul 2002, 17:43

Pela quarta vez consecutiva O piloto da Williams/BMW assegurou a sua quarta pole position consecutiva no Campeonato do Mundo de Fórmula 1

Juan Pablo Montoya protagonizou este sábado a maior surpresa nos treinos de qualificação para o Grande Prémio de Silverstone. No circuito britânico, o piloto da Williams/BMW bateu os dois Ferrari (de Rubens Barrichello e Michael Schumacher), na última volta que efectuou (com o tempo de 1.18.998 minutos) e assegurou o primeiro lugar na grelha de partida para a prova deste domingo.

A poucos minutos do final do tempo de qualificação, Barrichello tinha a pole position na mão, mas deixou-a fugir. Não por culpa própria, mas por responsabilidade de Montoya que, com uma volta espectacular, bateu a concorrência e conseguiu a sua quarta pole position consecutiva neste campeonato. Um feito que espantou até o próprio piloto.

«Realmente não sei de onde surge este resultado», afirmou Montoya no final dos treinos de qualificação. «Não estava nada à espera de acabar na primeira linha. Fizemos algumas mudanças no carro durante a qualificação e, obviamente, resultou», referiu o colombiano, olhando para a prova de amanhã: «Vamos agora trabalhar na melhor estratégia para fazermos a melhor escolha para a corrida, mas a minha maior preocupação é acabar e fazer pontos, o que não consegui nos últimos quatro Grande Prémios.»

Quanto aos Ferrari, tudo apontava para que se perfilassem na primeira linha da grelha. Rubens Barrichello voltou a evidenciar a superioridade mostrada nos treinos livres de sexta-feira e sábado de manhã. O piloto brasileiro fez os melhores tempos, batendo o alemão Michael Schumacher e apenas viu a pole position ser-lhe retirada, nos minutos finais, por um colombiano inesperado que bateu tudo e todos. Barrichello admitiu que teve uma qualificação dificultada pelo elevado número de carros em pista. «No início apanhei muito tráfego. Depois na terceira volta, consegui um fantástico tempo (o qual mantive), e decidi fazer uma quarta volta, mas voltei a apanhar trânsito na pista. Não sei se teria sido mais rápido nessa volta.»

Schumacher parte na segunda linha da grelha. O alemão já não conhece o sabor da pole position desde 28 de Abril, no Grande Prémio de Espanha. A caminhar a passos largos para o terceiro título consecutivo (e quinto da sua carreira), Schumacher parece apostado em tirar o pé do acelerador e controlar à distância os seus mais directos perseguidores. O piloto estava conformado. «Decidi entrar na pista cedo para que pudesse realizar as alterações no carro com tempo. Ainda não sei que estratégia vamos usar. Amanhã veremos. Faremos o melhor que pudermos.»

Ralf Schumacher, parte ao lado do irmão Michael na segunda linha. «Não é muito mau começar a corrida no quarto lugar», afirmou. «No início do treino tudo corria bem, mas no final tudo se tornou pior e não consegui melhorar os tempos. Na minha última volta fizemos algumas mudanças no carro, mas não trouxeram qualquer vantagem. Será difícil bater os Ferrari durante a corrida», afirmou o alemão da Williams/BMW.

A terceira linha da grelha fica a cargo dos pilotos da McLaren/Mercedes. Kimi Raikkonen e David Coulthard partem lado a lado para o Grande Prémio da Grã- Bretanha.

Patrocinados