Morreu Lusia Harris, única mulher escolhida no Draft da NBA

19 jan, 13:17
Lusia Harris (Tony Krausz/The Delta Democrat-Times via AP, File))

Tinha 66 anos e integrava o 'Hall of Fame' desde 1992

Lusia Harris, a única mulher escolhida no 'draft' da NBA, morreu esta quarta-feira, aos 66 anos.

«Estamos profundamente tristes em partilhar a notícia de que o nosso anjo, matriarca, irmã, mãe, avó, medalhista olímpica, a raínha do basquetebol, Lusia Harris faleceu inesperadamente hoje em Mississippi. Os últimos meses trouxeram grande alegria à Sra. Harris, incluindo a notícia do casamento de seu filho mais novo e o reconhecimento recebido por um documentário recente que chamou a atenção mundial para sua história», informou a família em comunicado, citado pela NBA.

Harris tinha sido escolhida pelos New Orleans Jazz, em 1977, mas a antiga basquetebolista não integrou a equipa por estar grávida àquela data.

Na década de 70, participou na conquista de três títulos nacionais consecutivos da Delta State University. Conseguiu ainda a medalha de prata ao serviço dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976, e tornou-se a primeira mulher a marcar um cesto na competição.

A média de pontos da carreira de Harris é de 25, 9 e ainda detém o recorde de maior número de pontos na Delta State University (2981).

Em 1992, Lusia Harris integrou o «Hall of Fame» da NBA.

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Patrocinados