Tom Cruise queria aterrar helicópteros em Svalbard mas esse desejo vai autodestruir-se em cinco segundos, quatro, três, dois, um...

17 mar 2023, 19:07
Tom Cruise [Reuters]

Equipa do próximo filme "Missão Impossível" está a filmar numa região gelada da Noruega, perto do Pólo Norte

Os criadores do próximo filme "Missão Impossível" estão a filmar algumas cenas em Svalbard, na Noruega, e que é um território protegido no Oceano Ártico a meio caminho entre a Noruega continental e o Pólo Norte, e pediram para realizar cerca de 40 aterragens de helicóptero em vários locais. Mas o governador da região recusou o pedido feito pela PolarX, a produtora envolvida, alegando que isto iria perturbar a vida selvagem da região.

A comunicação social local afirma que a decisão foi baseada na seção 73 da Lei do Meio Ambiente de Svalbard, que exige que o tráfego no arquipélago “não danifique ou degrade o ambiente natural … ou cause distúrbios desnecessários às pessoas ou à vida selvagem”. Svalbard, que tem uma população de 2.700 habitantes, é um paraíso para uma grande variedade de espécies, incluindo raposas do Ártico, renas, morsas, cinco espécies de focas, 12 espécies de baleias e cerca de 3 mil ursos polares. A primavera é a época do ano em que as fêmeas saem das cavernas com os filhotes e não devem ser perturbadas.

Segundo o The Guardian, a produtora ainda pediu à agência ambiental da Noruega que anulasse a decisão do governador. Mas esta sexta-feira a produção desistiu das suas pretensões:  “Acabámos de ser informados de que a equipa de produção do filme retirou a reclamação a sobre esse assunto”, disse um porta-voz da agência. “A produtora disse que tinha outras soluções."

De acordo com uma carta enviada pelos advogados da produtora, que foi obtida pelo jornal Svalbardposten, "embora uma reclamação à agência ambiental norueguesa tenha sido considerada necessária devido à significativa pressão de tempo, a produção trabalhou continuamente em soluções alternativas para dar resposta às preocupações do governador”. “Esse trabalho tem sido bem-sucedido e as partes não veem mais necessidade de manter a reclamação.”

A equipa de filmagem já está em Svalbard, com alguns elementos instalados no navio PolarXplorer, atracado em Longyearbyen, a capital do arquipélago. O ator Tom Cruise foi fotografado nas ruas de Longyearbyen na quinta-feira. O também produtor do filme recusou-se a discutir o assunto com o  Svalbardposten, dizendo apenas: “É maravilhoso estar aqui”.

"Mission: Impossible – Dead Reckoning Part Two" tem lançamento previsto para 2024. 

 

 

Artes

Mais Artes

Mais Lidas

Patrocinados