Ministra da Justiça defende melhoria dos processos de recuperação de empresas

Agência Lusa , WL
26 nov 2022, 12:32
Catarina Sarmento e Castro (Lusa/António Cotrim)

Catarina Sarmento e Castro realçou importância do PRR para digitalizar os processos, tornando-os mais rápidos

A ministra da Justiça realçou este sábado que a melhoria das condições dos processos de recuperação de empresas é um desafio, sobretudo “em períodos de insolvência e de dúvida” como aquele que o país atravessa.

“A melhoria das condições de processos de recuperação [de empresas], sobretudo em períodos de insolvência e de dúvida, como o que atravessamos, é um desafio, mas um desafio que temos de concretizar”, afirmou a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, que falava na abertura do Encontro Nacional da Associação Portuguesa dos Administradores Judiciais (APAJ), que decorre na Casa do Juiz, em Coimbra.

A ministra realçou que essa melhoria passa também “pela digitalização dos processos”, considerando que, nessa área, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) surge como “uma oportunidade” que tem de ser aproveitada.

Para Catarina Sarmento e Castro, a digitalização também irá contribuir “para a redução dos custos de contexto” e para que a justiça “possa, de facto, chegar aos cidadãos e empresas”, assim como aumentar a celeridade "que se impõe" nestes processos.

De acordo com a responsável, é necessário “imprimir celeridade a estes processos de recuperação e liquidação”, sem nunca “perder de vista o interesse de todos”.

A ministra salientou ainda que o Governo pretende também reforçar a transparência e o escrutínio na nomeação dos administradores judiciais.

“Queremos reforçar o escrutínio, um escrutínio que o funcionamento da justiça e a democracia impõem”, defendeu, considerando que o aumento da transparência permitirá também incrementar “a confiança de todos na justiça”, em particular aqueles que usufruem da administração judicial de processos de insolvência, liquidação ou recuperação de empresas.

Empresas

Mais Empresas

Patrocinados