Ministra da Agricultura nomeou para subdiretora-geral de Veterinária uma jurista condenada

30 jan 2023, 10:27

Luísa Sá Gomes foi condenada pelos crimes de abuso de poder, participação económica em negócio e falsificação de documento, no âmbito de um caso relacionado com ajustes diretos em empreitadas para construir ou remodelar alguns postos da GNR

A ministra da Agricultura nomeou uma jurista condenada a dois anos e três meses de pena suspensa para subdiretora-geral da Direção-Geral de Veterinária. 

Luísa Sá Gomes foi condenada pelos crimes de abuso de poder, participação económica em negócio e falsificação de documento, no âmbito de um caso relacionado com ajustes diretos em empreitadas para construir ou remodelar alguns postos da GNR.

O julgamento foi, no entanto, anulado e mandado repetir pelo Tribunal da Relação de Lisboa, por suspeita de vários erros no processo. Foi durante esse período que a ministra da agricultura nomeou Luísa Sá Gomes para o cargo de subdiretora-geral da DGAV, antes mesmo de conhecer a sentença. 

Confrontada pela CNN Portugal, Maria do Céu Antunes diz que o facto de a jurista estar a ser novamente julgada repõe o caso no mesmo ponto em que estava e afirma por isso não haver nada a acrescentar. 

Apesar de o Ministério Público ter solicitado a inibição de funções, a ministra defende que Luísa Sá Gomes não foi condenada, nem foi alvo de qualquer sentença que implique a inibição do exercício de funções públicas ou de funções dirigentes.

Recorde-se que a última secretária de Estado da Agricultura foi Carla Alves, cuja polémica com processos que envolviam o marido levou à sua demissão, apenas um dia depois de ter tomado posse. Esta secretaria de Estado não tinha nomeado ninguém após esta demissão.

A ministra da Agricultura foi ouvida no Parlamento sobre a nomeação da ex-secretária de Estado Carla Alves onde garantiu que apenas soube das contas arrestadas da ex-secretária de Estado depois da tomada de posse e através da Comunicação Social.

Relacionados

Governo

Mais Governo

Patrocinados