A investigação surge cerca de um mês depois da denúncia de um deputado francês
O Ministério Público de Paris abriu uma investigação sobre o funcionamento da rede social X, depois de ter recebido um relatório do deputado do EPR, Eric Bothorel, a 12 de janeiro, denunciando algoritmos tendenciosos no funcionamento da X.
"Os algoritmos são susceptíveis de ter distorcido o funcionamento de um sistema automatizado de tratamento de dados. Os magistrados e os assistentes especializados da unidade de cibercriminalidade estão a analisá-lo e a efetuar as primeiras verificações técnicas”, declarou o Ministério Público de Paris, citado pelo site francês Franceinfo.
Esta quinta-feira, na rede social X, Eric Bothorel deixou o aviso. "Tenho visto várias publicações que mencionam "os autores do funcionamento distorcido do algoritmo de recomendação STAD na rede social X". Enviei uma carta ao Ministério Público do cyber J3 sobre este assunto no dia 12 de janeiro".
Je vois passer plusieurs publications qui évoquent « les auteurs du fonctionnement faussé de l’algorithme de recommandation du STAD du réseau X » .
— Éric Bothorel (@ebothorel) February 6, 2025
J’ai saisi par courrier simple le parquet cyber J3 à ce sujet le 12 Janvier dernier. 😉 pic.twitter.com/Qgh3yMIEGD