Arábia Saudita executa 81 homens num só dia. É o número mais alto desde 1980

12 mar 2022, 17:18
Bandeira da Arábia Saudita. (AP Photo/Amr Nabil, File)

Apenas este sábado foram executadas mais pessoas do que em todo o ano de 2021

A Arábia Saudita executou, este sábado, 81 homens por terrorismo e crimes como "crenças desviantes". Nesta execução em massa morreram sete cidadãos do Iémen.

“Estes indivíduos, totalizando 81, foram condenados por vários crimes, incluindo assassinato de homens, mulheres e crianças inocentes”, disse o governo saudita em comunicado, onde revela ainda que entre os crimes alegadamente cometidos estão os de “jurar lealdade a organizações terroristas estrangeiras, como o ISIS (Estado Islâmico), a Al-Qaeda e os houthis”, relata a Reuters.

Dos 81 homens executados, havia ainda 37 cidadãos sauditas que foram considerados culpados por tentar assassinar agentes de segurança e atacar postos e veículos policiais.

A agência dá ainda conta de que grupos de direitos humanos acusaram a Arábia Saudita de aplicar leis restritivas à expressão política e religiosa, mas o país nega as acusações de abusos de direitos humanos e diz que protege a sua segurança nacional de acordo com as suas leis.

Segundo a Reuters, em todo o ano de 2021 foram executadas 67 pessoas e em 2020 foram 27. Desde 1980 que não eram executadas tantas pessoas num só dia.

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados