Ministério faz balanço positivo das provas ModA. "Decorreram com normalidade e tranquilidade"

20 jun, 15:18
Escola

De acordo com o ministério de Fernando Alexandre, foram realizadas 617 mil provas, correspondendo a uma taxa de realização média acima de 90%

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) faz um balanço positivo da realização das provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA) pelos alunos do 4.º e 6.º anos, em formato digital, realizadas entre 19 de maio e 6 de junho.

De acordo com os serviços do MECI, em resposta a questões colocadas pela CNN Portugal, realizaram-se mais de 617 mil provas ModA, correspondendo a uma taxa de realização média acima de 90%.

“Globalmente, as provas ModA decorreram com normalidade e tranquilidade, tendo sido registadas falhas pontuais ao nível logístico, mas que as escolas solucionaram no momento e sem implicações que impedissem os alunos de realizar as provas”, garante o MECI.

O ministério admite que a realização destas provas em suporte digital implicou que, nas escolas, existissem condições tecnológicas adequadas, tanto em termos de equipamentos informáticos, como em termos de conetividade. A tutela diz que, “para as 809 unidades orgânicas, foram atribuídos 15,4 milhões de euros, dos quais 15,3 milhões de euros para a aquisição ou reparação de computadores e 122 380,81 de euros para a aquisição de outro equipamento informático (como extensões e auriculares), tendo ficado por executar mais de 7 milhões de euros por parte das unidades orgânicas”. O Governo avança ainda que autorizou a contratação de 27 técnicos especializados em redes de informática para os 27 agrupamentos escolares ou escolas não agrupadas que sinalizaram essa necessidade.

Os resultados dos alunos nas provas ModA não têm implicações na sua classificação interna, nem na aprovação nas disciplinas e transição de ano de escolaridade. Contudo, ficam registadas no dossier do aluno, enquanto elemento informativo. Antes do arranque do próximo ano letivo, as escolas vão receber relatórios por aluno e por escola. Em novembro, serão divulgados um relatório nacional e relatórios concelhios.

Educação

Mais Educação
IOL Footer MIN