Sobe para 39 o número de mortos num centro de detenção na fronteira mexicana

CNN Portugal , com Lusa
28 mar 2023, 10:11

Origem do incêndio ainda é desconhecida

Pelo menos 39 migrantes morreram num incêndio numa delegação do Instituto Nacional de Migração (INM) mexicano, em Cidade Juárez, na fronteira do México com os Estados Unidos, depois de as autoridades terem atualizado o balanço inicial de 37 vítimas mortais.

Na zona do incêndio, perto do Rio Grande, na área que divide México e os Estados Unidos, a agência EFE verificou dezenas de sacos com os corpos dos migrantes que morreram.

Na delegação do INM, localizada na ponte internacional Stanton-Lerdo, que liga Cidade Juárez a El Paso, no Texas, havia dezenas de migrantes detidos, a maioria da Venezuela.

A origem do incêndio ainda é desconhecida, mas testemunhas disseram aos meios de comunicação locais que o fogo começou na área onde os migrantes estavam detidos e alguns destes ficaram retidos no local.

Vários agentes do INM tinham realizado, antes do incêndio, uma operação para retirar migrantes que mendigavam nas ruas.

A presença de migrantes na área intensificou-se este ano, desde que os Estados Unidos anunciaram novas medidas que incluem a deportação imediata de migrantes do Haiti, Venezuela, Nicarágua e Cuba.

A região vive um fluxo migratório recorde, com 2,76 milhões de migrantes ilegais detidos na fronteira entre os Estados Unidos e o México em 2022 e, segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), o fluxo migratório aumentou 8% no território mexicano.

Relacionados

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados