Ânimos exaltaram-se durante uma manifestação pela valorização da carreira
Dezenas de bombeiros sapadores subiram a escadaria da Assembleia da República e quebraram uma barreira policial, na manhã desta quarta-feira, durante um protesto por melhores salários.
Após um início de manifestação mais tranquilo, alguns elementos levantaram algumas baias de proteção no início da escadaria e seguiram em direção à entrada da Assembleia da República. Acabaram por ser travados por elementos da PSP (e não do Corpo de Intervenção).
Houve rebentamento de petardos, buzinas, apitos, gritos de ordem e bastante fumo, num cenário caótico, motivado pela insatisfação destes profissionais.
Os sapadores estão esta quarta-feira em protesto junto à Assembleia da República por melhores condições de trabalho. Pedem, além de um subsídio de risco, uma revisão do Estatuto de Pessoal dos Bombeiros Profissionais da Administração Local, que não é alterado há 22 anos.
A insatisfação cresceu quando numa reunião, na sexta-feira, com os secretários de Estado da Proteção Civil e Administração Local e Ordenamento do Território, não foi apresentado nenhum documento para dar início a uma negociação para a revisão desse estatuto.