"Diplomacia canina": Turquia ofereceu um cão ao México como agradecimento pela ajuda humanitária após sismos

CNN Portugal , MBM
5 mai 2023, 18:39
Arkadas, pastor alemão presente do Turquia ao México pela ajuda humanitária durante o tremor de terra. (Daniel Cardenas/ Getty Images)

O novo cão do exército mexicano chama-se Arkadas, que significa 'amigo' em turco, e integra as forças de resgate depois de um cão mexicano, o Proteo, ter morrido em missão durante o sismo na Turquia

O exército mexicano deu as boas-vindas a um cão oferecido pela Turquia como agradecimento pela ajuda humanitária prestada pela equipa de resgate mexicana nos sismos que abalaram o país em fevereiro deste ano.

Num ato descrito pelo El País como um presente de "diplomacia canina", Arkadas, um pastor alemão, foi recebido pelo exército mexicano numa cerimónia oficial que contou com a com presença do embaixador turco Ílhan Kermal. Durante o evento, o cão esteve vestido a rigor, envergando um colete verde com a bandeira do México.

O pastor alemão nasceu no início de janeiro e o seu nome foi escolhido numa votação no Facebook do exército na qual venceu a palavra turca para 'amigo', Arkadas. De acordo com a CNN Internacional, o exército irá treinar o cão de quatro meses para integrar a equipa de busca e de resgate, uma equipa altamente especializada em localizar sobreviventes ,sendo o México um país propenso a sismos e outros desastres naturais.

Em fevereiro deste ano, o exército mexicano ajudou a resgatar sobreviventes do sismo que deixou mais de 50 mil mortos na Turquia. Durante uma das missões de resgate, o cão Proteo faleceu e foi homenageado pelo exército como um herói.

O Ministério da Defesa mexicano publicou uma mensagem no Twitter em nome de Arkadas, na qual o cão agradeceu aos seus amigos no México por o receberem "tão calorosamente". "Prometo fazer o melhor para ser um excelente cão de busca e resgate."

Num vídeo partilhado no Youtube, o exército mexicano descreve Arkadas como "um mensageiro do povo turco", "um sinal de esperança, solidariedade e agradecimento".

"És o herdeiro da história de lealdade (de Proteo)", refere-se ainda.

 

Relacionados

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados