Foto incrível de um tubarão mostra uma misteriosa dentada de lado

CNN , Francesca Street
15 jan 2022, 16:00
Foto incrível de um tubarão 
mostra uma misteriosa dentada de lado

O primeiro pensamento do fotógrafo Jalil Najafov, quando viu o grande tubarão branco, foi: “Aquilo é verdadeiro?” 

Estávamos em agosto de 2019 e Najafov, um entusiasta de tubarões, conservacionista e cineasta, estava a explorar a costa do México com alguns amigos numa viagem organizada de mergulho com tubarões. O grupo avistou um grande tubarão branco a nadar perto do barco.

Isso só por si já era emocionante. Depois, o grupo percebeu que o tubarão tinha uma misteriosa marca de dentada no flanco.

"Fiquei realmente surpreendido pois nunca vi algo assim na minha vida", disse Najafov à CNN Travel. “A dentada era enorme num tubarão também enorme.”  

O conservacionista e cineasta de tubarões nascido no Azerbaijão mergulhou na água, dentro de uma gaiola especial à prova de tubarões, armado com a sua GoPro7, uma câmara à prova de água, para captar uma fotografia do peixe gigante com a dentada.

Ele partilhou uma das fotos na sua conta do Instagram, pela primeira vez, no final de dezembro de 2021.

Depois da viagem ao México, ele perdeu o cartão de memória, explica Najafov, e só recentemente redescobriu as fotos.

Najafov sabia que a imagem era empolgante.

“Trabalho com tubarões e conteúdo ligado a tubarões há muitos anos, tenho muita experiência nesta matéria”, diz Najafov. “Tenho a certeza quando vejo algo raro, e nunca vi uma cicatriz tão grande num tubarão.”

A origem da cicatriz

A fotografia de Najafov do grande tubarão branco atraiu muita atenção. Crédito: @jalilnajafov

A foto, que Najafov publicou no Instagram em forma de vídeo - com foco na misteriosa dentada - foi um êxito.

As reações, nas palavras de Najafov, foram de absoluta “loucura”, pois as pessoas criaram teorias sobre a origem da cicatriz.

Antes de publicar a foto, Najafov falou com amigos e colegas especialistas em tubarões para obter as opiniões deles.

O cientista Tristan Guttridge, que administra a organização sem fins lucrativos Saving the Blue, e que fez parte da “Shark Week” do Discovery Channel, descartou a teoria de que o tubarão tenha sofrido a dentada durante o acasalamento.

“Eu descartaria o acasalamento provavelmente devido à posição da dentada, pois a ferida parece ter cicatrizado um pouco e, embora as cicatrizes do acasalamento possam ser desagradáveis, são mais superficiais do que esta”, foi a contribuição de Guttridge, segundo Najafov.

Najafov diz que Guttridge concluiu que o tubarão deve ter sido atacado por outro tubarão.

Najafov diz que Michael Domeier, outro amigo e antiga presença na “Shark Week”, que também é diretor do Instituto Científico de Conservação Marinha, disse estar “confiante de que é resultado de uma agressão competitiva” e acrescentou que a cicatriz já teria cicatrizado e acabado por se tornar indistinguível.

A importância dos tubarões

Najafov trabalhou durante vários anos para o governo do Azerbaijão, antes de a sua paixão por tubarões o levar a mudar de rumo.

O objetivo dele é destacar os tubarões e o importante papel que têm no ecossistema do planeta.

“Não há oceano sem tubarões e não há oxigénio sem oceano. Então, ao salvarmos os tubarões, estamos a salvar o planeta”, diz Najafov, preocupado com a ameaça representada pelo comércio de barbatanas.

Para alguns, a imagem de Najafov do tubarão branco com a dentada alarmante tem o apelo do fator medo. Mas Najafov insiste que nunca teve medo de mergulhar ao lado destas criaturas.

“Adoro os tubarões e desfruto deles enquanto mergulho”, diz ele. “Os tubarões não são monstros!”

Há uma ideia errada, segundo Najafov, sobre o perigo dos tubarões.

“Os oceanos abrigam cerca de 500 espécies diferentes de tubarões, mas sabe-se que cerca de uma dúzia delas são potencialmente perigosas para os humanos”, diz ele.

A conta do Instagram de Najafov inclui fotos incríveis de outras espécies de tubarões tiradas pelo mundo inteiro, e o fotógrafo promete que tem “toneladas de conteúdo incrível sobre tubarões que ainda não publiquei”.

Ele também tem viagens planeadas ao México e às Maldivas, em 2022.

“Mal posso esperar por mergulhar e partilhar a minha experiência”, diz ele.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados