Só um distrito é exceção no aviso laranja que se estende a todo o país
O mau tempo regressa esta quarta-feira, mas alguns distritos já registam condições adversas a partir desta terça-feira, devido a previsões de vento forte e agitação marítima no norte do país, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Leiria vão estar com aviso amarelo já a partir das 21:00 desta terça-feira, devido a rajadas de vento forte que podem atingir os 100km/h.
Para Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro foi emitido o mesmo aviso, mas também para a ondulação marítima, com ondas que podem alcançar os 4 ou 5 metros desde as 21:00 desta terça-feira até à meia-noite de quinta-feira.
O alerta de ventos fortes mantém-se até às 09:00 de quarta-feira em Leiria, Coimbra e Aveiro e estende-se até às 12:00 nos restantes.
Na quarta-feira o IPMA eleva o aviso para laranja em todo continente, desta vez para a precipitação “por vezes forte” que se avizinha. Bragança é a única exceção, com aviso amarelo também devido à previsão de chuva e vento forte.
Para a maioria dos distritos mais próximos do litoral, entre eles Lisboa, Leiria, Setúbal, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo, o aviso tem início na madrugada de quarta-feira a partir das 03:00 e estende-se até às 9:00. Em Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro, o alerta está previsto para o intervalo entre as 06:00 e as 12:00.
Na quarta-feira, Leiria e Lisboa são os únicos distritos em que o aviso laranja engloba também a agitação marítima. Espera-se que as ondas de oeste/noroeste cheguem aos cinco a seis metros, podendo atingir uma altura máxima de 9 metros.