IPMA avisa: "rio atmosférico" vai trazer chuva forte e trovoadas

Andreia Miranda , com Lusa
18 out 2022, 09:26

Sete distritos do continente estão sob aviso amarelo devido à chuva entre as 03:00 e as 15:00 de quarta-feira

A chuva está de volta a partir "do meio da tarde" desta terça-feira altura em que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está prevista uma "alteração significativa das condições do estado do tempo em Portugal continental". O Instituto alerta mesmo para a possibilidade de um "rio atmosférico" que pode trazer períodos de chuva persistente e que é causado pela "chegada de massas de ar tropical com elevado conteúdo em vapor de água"

Em comunicado, o IPMA avança que a alteração meteorológica prende-se com o "posicionamento de uma depressão complexa e quase estacionária no Atlântico Norte levará ao estabelecimento de um fluxo que transporta ar muito húmido até ao continente".

"Desta forma, prevê-se que o resto desta semana seja caracterizada por tempo chuvoso em Portugal continental", lê-se na nota, que especifica que a chuva será forte no litoral Norte e Centro.

Para além da chuva que a depressão vai trazer, também uma "superfície frontal fria deverá atravessar o território", o que provocará uma descida das temperaturas a partir de quarta-feira.

"A persistência deste fluxo do quadrante sul ao longo dos restantes dias da semana permitirá a chegada de massas de ar tropical com elevado conteúdo em vapor de água, num padrão usualmente conhecido como rio atmosférico. Esta situação meteorológica deverá originar diversos períodos de precipitação persistente, podendo esta ser por vezes ser forte, acompanhada de trovoada, e de vento forte no litoral e terras altas".

Perante as previsões, o IPMA colocou os distritos de Viseu, Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso amarelo entre as 03:00 e as 15:00 de quarta-feira.

Também os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga estão sob aviso amarelo por causa do vento sul, temporariamente forte com rajadas até 85 quilómetros por hora no litoral e terras altas, entre as 00:00 e as 09:00 de quarta-feira.

Já os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima entre as 03:00 de quinta-feira e as 03:00 de sexta-feira.

De acordo com o instituto, estão previstas ondas de oeste/sudoeste com 04 a 05 metros, passando gradualmente a ondas de oeste/noroeste.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados