Giorgia Meloni é, oficialmente, a primeira-ministra de Itália

21 out 2022, 17:05
Giorgia Meloni (AP Photo/Gregorio Borgia, file)

Será o primeiro governo de extrema-direita em Itália desde a Segunda Guerra Mundial, liderado também, pela primeira vez na história do país, por uma mulher, que será ainda a mais jovem chefe do executivo italiano de sempre

Giorgia Meloni, 45 anos, é, oficialmente, a primeira-ministra de Itália. A líder do partido de extrema-direita Irmãos de Itália (FdI) toma posse este sábado, às 10 horas locais (menos uma hora em Lisboa).

Após mais de uma hora de reunião com Sergio Mattarella no Quirinal, a residência oficial do presidente da república, Meloni foi convidada a formar governo.

Será o primeiro governo de extrema-direita em Itália desde a Segunda Guerra Mundial, liderado também, pela primeira vez na história do país, por uma mulher, que será ainda a mais jovem chefe do executivo italiano de sempre.

Meloni, que venceu as eleições de setembro, apresenta ainda hoje a composição do seu governo de coligação com o Liga, de Matteo Salvini, também de extrema-direita, e o Força Itália de Silvio Berlusconi.

A transferência de competências com o primeiro-ministro cessante, Mario Draghi, terá lugar com a celebração do primeiro Conselho de Ministros.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados