Melodee Buzzard foi vista a utilizar uma peruca. A mãe saiu de casa e voltou alguns dias depois, mas ninguém sabe da criança
Um diretor de uma escola comunicou o desaparecimento de uma menina de nove anos que não era vista há meses. Quando os delegados foram a casa de Melodee Buzzard para investigar, a mãe dela estava lá - mas a menina não estava em lado nenhum.
Agora, as autoridades estão a investigar porque é que a mãe a levou num carro alugado da Califórnia para o Nebraska e porque é que a menina de nove anos estava aparentemente a usar uma peruca nas fotografias de vigilância captadas no início deste mês.
A última pessoa que esteve com Melodee foi a sua mãe, Ashlee, a 7 de outubro, possivelmente durante a viagem de carro para o Nebraska, disseram os investigadores.
Mas Ashlee “não tem cooperado com os investigadores” durante a busca da criança desaparecida, segundo as autoridades.
O desaparecimento de Melodee deu início a uma investigação sobre o paradeiro da criança à medida que as buscas se aproximam da segunda semana.
“Temos esperança de que Melodee possa estar com alguém - talvez um membro da família alargada ou um amigo - que possa não estar ciente das circunstâncias do seu desaparecimento”, disse o Xerife do Condado de Santa Barbara, Bill Brown.
Linha do tempo reduz a janela do desaparecimento
Com apenas fotografias antigas de Melodee e uma mãe que alegadamente não coopera, as autoridades estão a trabalhar com poucos detalhes sobre a jovem rapariga. Mas os detetives reduziram a “linha de tempo crítica” a três dias no início de outubro.
As autoridades começaram por procurar Melodee na sua casa em Lompoc, a cerca de uma hora de carro de Santa Barbara, depois de um diretor da escola ter comunicado a sua ausência continuada a 14 de outubro, mas não encontraram a criança e “não foi dada qualquer explicação verificável para o seu paradeiro”.
“A investigação indica que Melodee esteve com a mãe em 7 de outubro de 2025”, disse o FBI num comunicado no Facebook.
A 7 de outubro, o primeiro dia da linha do tempo de três dias dos investigadores, a jovem foi vista em imagens de vigilância enquanto utilizava o que parecia ser uma peruca para disfarçar o cabelo natural, bem como uma camisola com o capuz puxado sobre a cabeça, disseram as autoridades. As fotografias de vigilância foram tiradas numa agência local de aluguer de automóveis, segundo as autoridades.
Nos dias seguintes, o FBI acredita que Ashlee fez uma viagem de carro com a filha num Chevrolet Malibu branco alugado, com a matrícula #9MNG101, até ao Nebraska, e a viagem de regresso incluiu uma paragem no Kansas.
No dia 10 de outubro, os investigadores disseram que Ashlee regressou a Lompoc - sem a filha - reduzindo o período de tempo em que a jovem poderia ter desaparecido.
A CNN tentou contactar Ashlee para comentar o assunto.
“Os detetives estão agora concentrados em determinar onde Melodee esteve durante esses três dias e onde poderá estar agora”, afirmou o gabinete do xerife do condado de Santa Barbara.
Os familiares fizeram uma vigília em Lompoc na sexta-feira, perto da casa onde os investigadores foram procurar Melodee pela primeira vez, segundo o The Lompoc Record.
"Se ela estiver a ouvir, nós amamos-te. Estamos aqui para ti e só queremos que sejas feliz", disse a sua avó, Lilly Denes, à afiliada da CNN KSBY. "Telefona-me. Há números na televisão para os quais podes ligar, e eu vou buscar-te".
O pai de Melodee morreu num acidente de moto quando ela tinha apenas seis meses de idade, informou a KSBY.
A última fotografia conhecida de Melodee que os investigadores estão a utilizar é de 2023, com um cartaz de desaparecido do FBI a descrevê-la como tendo entre 121 centímetros e 140 de altura e pesando entre 27 quilos e 45 quilos.
"Os nossos detetives estão a seguir todas as pistas deste caso. Continuamos a procurar informações junto do público que nos possam ajudar a encontrar Melodee", disse Brown. “Continuamos determinados a levá-la para casa em segurança.”
Numa entrevista ao NewsNation que foi para o ar na sexta-feira, a tia de Melodee disse que não via a sobrinha há quatro anos.
“Ela era apenas uma menina de quatro anos quando a conhecemos, mas esse nariz definitivamente me lembra o do pai dela, então sim, parece com ela”, disse Lizabeth Meza ao NewsNation.