Brasileiro foi figura na época do Real Madrid
Vinícius Júnior foi o melhor jogador do ano de 2024 para a FIFA. O jogador do Real Madrid e da seleção brasileira vence, assim, o prémio The Best, que acaba por premiar um jogador diferente da Bola de Ouro, atribuída ao espanhol Rodri, do Manchester City.
O craque torna-se no primeiro brasileiro a conquistar o troféu entregue pela FIFA, sucedendo ao argentino Lionel Messi.
Com 24 golos e nove assistências em 39 partidas disputadas pelo Real Madrid, Vinícius Júnior ajudou os espanhóis a vencerem mais uma Liga dos Campeões, marcando um dos golos da final frente ao Borussia Dortmund. Conseguiu ainda ajudar o clube a conquistar a liga espanhola e a Supertaça.
Apesar de uma segunda metade de época menos fulgurante, como aconteceu a quase todos no Real Madrid, o brasileiro pode fechar este ano com mais um troféu, já que os merengues estão na final da Taça Intercontinental.
"Não sei por onde começar, porque era tão distante, parecia impossível chegar até aqui, era só uma criança que jogava bola descalço, perto da pobreza e do crime. Chegar aqui é muito importante para mim. Para muitas crianças que acham que é impossível, eu jogo por elas. Quero agradecer a todos que votaram em mim. É algo muito importante para mim e não posso deixar de agradecer à minha família, ao presidente e ao treinador do Real Madrid", afirmou, ele que tinha ficado visivelmente incomodado por não ter vencido a Bola de Ouro.
"A minha equipa fez-me chegar até aqui. Quero continuar no Real Madrid por muitos anos. No final, não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, estou grato a eles, assim como ao meu país e aos meus colegas de seleção", acrescentou.
A lista de finalistas para o prémio de melhor jogador do The Best contava também com Carvajal (Real Madrid), Lamine Yamal (Barcelona), Wirtz (Bayer Leverkusen), Valverde (Real Madrid), Mbappé (PSG/Real Madrid), Haaland (Man. City) e Bellingham (Real Madrid), Toni Kroos (ex-Real Madrid) e Messi (Inter Miami).
Os atletas foram indicados com base nos seus desempenhos entre 21 de agosto de 2023 e 10 de agosto de 2024.
O sistema de votação para os prémios The Best envolve quatro grupos, cada um com 25 por cento do peso nos votos: os selecionadores de todas as seleções nacionais filiadas à FIFA, os capitães de todas as seleções nacionais filiadas à FIFA, um jornalista de cada Federação filiada à FIFA e o público.
O The Best é atribuído desde 2016. A Cristiano Ronaldo (2016 e 2017) seguiram-se Modric, Messi (2019, 2022 e 2023) e Lewandowski (2020 e 2021).