Oz ganhou fama como convidado frequente de Oprah Winfrey, acabando por lançar o seu próprio programa de televisão diurno em 2009
O presidente eleito Donald Trump escolheu o médico Mehmet Oz, que se tornou conhecido através do programa da Oprah Winfrey, para ser o administrador dos Centros de Serviços Medicare e Medicaid.
“Conheço o Dr. Oz há muitos anos e estou confiante de que ele lutará para garantir que todos na América recebam os melhores cuidados de saúde possíveis, para que o nosso país possa ser grande e saudável novamente!”, disse Trump numa declaração nesta terça-feira.
Oz, um cirurgião cardiotorácico e estrela da televisão, concorreu sem sucesso ao Senado em 2022 na Pensilvânia com o apoio de Trump, tendo perdido para o agora senador democrata John Fetterman.
Em 2018, Trump nomeou Oz para o Conselho Presidencial de Desporto, Fitness e Nutrição, renomeando-o para o cargo em 2020.
Oz ganhou fama como convidado frequente de Oprah Winfrey, acabando por lançar o seu próprio programa de televisão diurno em 2009. Através do “The Dr. Oz Show”, que ganhou vários prémios Emmy diurnos e alcançou milhões de telespectadores, Oz tornou-se um dos médicos mais conhecidos do país.
No entanto, as suas opiniões sobre a covid-19 geraram controvérsia. No início da pandemia, por exemplo, Oz falou sobre o medicamento antimalárico hidroxicloroquina como uma forma de tratar o coronavírus - apesar da falta de provas científicas sólidas de que era um tratamento eficaz.
Apesar de muitas dessas perspectivas terem sido elogiadas pelos republicanos na altura, Oz, antes de se candidatar ao Senado, apoiava regularmente os seguros de saúde e promovia o Obamacare, assumindo posições invulgares para um candidato do Partido Republicano.
Como médico, por exemplo, Oz defendia que todos na América deveriam ter seguro de saúde e que o governo devia fornecer essa cobertura de cuidados de saúde aos americanos que não pudessem pagar. “Devia ser obrigatório que toda a gente na América tivesse cobertura de cuidados de saúde. Se não puderem pagar, temos de lha dar”, disse Oz ao The Seattle Times em 2009.
Oz, que é um defensor de medicamentos e tratamentos alternativos, tem sido criticado pela comunidade médica há anos. Em 2015, um grupo de médicos escreveu à Universidade de Columbia, dizendo que estavam “consternados” por Oz ser membro do corpo docente da escola. E em 2014, Oz foi repreendido por senadores durante uma audiência no Congresso sobre a sua promoção de produtos para perda de peso no seu programa de televisão.
*Oliver Darcy contribuiu para este artigo