Quer encontrar calma, mas não consegue parar? Experimente isto

CNN , Stephanie Mansour
18 set 2022, 16:00
Meditar

Com a temperatura de verão e o sol a brilhar, sair para apanhar ar fresco é muito apelativo neste momento. Quer saia de manhã para ganhar energia para um dia agitado ou à noite para relaxar, pode usar esse tempo para trabalhar o corpo e a mente.

Na verdade, pode facilmente transformar o exterior no seu próprio estúdio de meditação ao concentrar-se simplesmente em aspetos da natureza e movimento consciente enquanto usa a sua respiração e imaginação.

Estas meditações podem ajudá-lo a sentir-se mais relaxado, pensar com maior clareza e até ajudar a melhorar a concentração e a tomada de decisões, de acordo com estudos. Cada meditação pode ser feita por 60 segundos e até 60 minutos. Repita diariamente como parte da sua rotina ou sempre que tiver oportunidade.

Sente-se stressado? Fazer uma destas meditações pode ajudá-lo a diminuir a ansiedade e a melhorar a autoestima, de acordo com a pesquisa. Está a sentir dificuldade em dormir? A meditação consciente pode ajudar a melhorar a qualidade do sono também, de acordo com estudos.

Quer esteja à procura de uma sensação de paz ou de uma mente com maior clareza, uma destas meditações pode ser o seu bilhete para um verão feliz.

1. Meditações em caminhada

Caminhar é uma grande forma de exercício, e pode aproveitar ao máximo, praticando uma técnica de mindfulness ao mesmo tempo. Uma simples para começar é uma meditação de gratidão. Irá concentrar-se em sentir-se grato e fazer uma lista mental de coisas que aprecias na sua vida.

Se caminhar numa pista, concentra-se em algo pelo qual está grato, durante a primeira volta, e depois altere para outra coisa pela qual está grato na segunda volta e assim por diante. Se estiver a caminhar numa calçada, pode concentrar-se num elemento durante cada quarteirão que percorrer.

Outra forma de meditação é a visualização. Quando estiver na sua caminhada, transporte-se para um lugar em que se sente calmo e relaxado. Por exemplo, enquanto caminha pelas ruas de uma cidade barulhenta ou nas ruas tranquilas do seu bairro, pode imaginar-se numa cadeira de praia na areia, junto à água. Sinta os pés na areia, o vento no cabelo e o sol no rosto. Concentre-se em sentir-se relaxado e calmo enquanto caminha e repare como o corpo se sente mais leve e solto em movimento.

2. Meditação olfativa

O ar livre no verão é preenchido com aromas de flores frescas, árvores, relva acabada de cortar e massas de água. Para esta meditação, sente-se ao lado de um destes elementos naturais e coloque-se numa posição confortável. Sentar-se de pernas cruzadas com as mãos apoiadas nos joelhos ou no colo é a posição tradicional de meditação, mas pode sentar-se num banco ou mesmo encostar-se a uma árvore.

A partir daí, inale pelo nariz e inspire o cheiro da natureza ao seu redor. Depois de inalar, faça uma pausa, prenda a respiração durante alguns segundos e expire pelo nariz ou boca para libertar a respiração e o cheiro. Ao inalar, comece a contar até quatro, pause ao chegar a dois, e depois expire a contar até quatro. Repita este padrão de respiração durante um período entre 60 segundos e 60 minutos.

3. Meditação respiratória

Esta meditação respiratória utiliza a respiração para ajudar a focar a mente e pode ser feita enquanto está em movimento. Por isso, experimente este simples trabalho de respiração, quer esteja a andar, a correr ou parado.

Inspire pelo nariz e concentre-se numa palavra que seja uma representação positiva de como se sente. Essa palavra pode ser "bom", "relaxado", "feliz" ou até "orgulhoso". Talvez esteja orgulhoso de si mesmo por ter saído de casa!

Depois, enquanto expira pela boca, pense em esquecer quaisquer sentimentos que sejam o oposto desse sentimento positivo. Pode ser o sentir stresse, raiva ou impaciência. Repita este padrão de respiração e associação de palavras durante o tempo que estiver ao ar livre.

Melhore o seu tempo na natureza neste verão com qualquer uma destas meditações ao ar livre.

Relacionados

Saúde Mental

Mais Saúde Mental

Patrocinados