Foi ainda anunciada a criação de mais vagas nos cursos de medicina
O primeiro-ministro anunciou esta quarta-feira a criação de um passe ferroviário nacional. No encerramento da Festa do Pontal, Luís Montenegro afirmou que o Governo vai apostar num Plano de Mobilidade Verde que tem o comboio como ponto central.
Por isso mesmo, e de acordo com o chefe do Executivo, o Governo vai apresentar uma proposta de criação de um passe mensal que vai permitir aos portugueses utilizarem os comboios das redes regionais, interregionais e intercidades por apenas 20 euros por mês.
"Quem quiser ir de Braga a Faro, poderá ir por 20 euros por mês", afirmou, dando depois vários outros exemplos para ilustrar como vai ser possível viajar para qualquer lado através deste transporte.
O passe está incluído num "plano de mobilidade" que será aprovado com os objetivo de facilitar a utilização de meios de transporte sustentáveis, que não causem problemas ambientais, disse ainda.
“Isto é um investimento nas pessoas, é um investimento no ambiente, é um investimento no futuro, isto é gerir estratégica e estruturalmente o futuro de Portugal”, afirmou Luís Montenegro.
O chefe do Governo também definiu como uma prioridade estratégica do executivo “formar mais médicos”, anunciando também a criação de mais vagas para o curso de medicina, de forma a compensar as aposentações dos médicos do Serviço Nacional de Saúde..
“Vamos fazer mais escolas de medicina em hospitais que tendo um corpo docente, vão dar mais possibilidades dos novos médicos poderem progredir no conhecimento e na sua carreira”, assegurou o primeiro-ministro.