Mais de mil médicos já assinaram escusas de responsabilidade

12 ago 2022, 07:35
Saúde

REVISTA DE IMPRENSA. Este ano, o número de escusas de responsabilidade enviadas à Ordem dos Médicos aumentou significativamente.

Mais de mil médicos (1029) assinaram escusas de responsabilidade desde o início do ano, de acordo os dados recolhidos pelo Diário de Notícias junto das secções regionais da Ordem dos Médicos, mas o o bastonário, Miguel Guimarães, admite que o número de real de médicos a assinar essas declarações já possa ultrapassar os 2500.

O jornal noticia esta sexta-feira que o número de escusas de responsabilidade enviadas à Ordem aumentou significativamente este ano, comparativamente com o ano passado, sobretudo a partir de junho.

Até dia 9 de agosto, deram entrada 814 escusas na Ordem dos Médicos. Deste total, 347 respeitam a unidades hospitalares e de cuidados primários da Secção Sul e Ilhas, 237 da Secção Norte e 230 da Secção Centro, sendo que, no caso do sul, as 347 declarações foram assinadas por 562 médicos. Em relação, às secções do Norte e do Centro, o DN só teve acesso ao número de declarações entregues e indica que, no mínimo dos mínimos, nas três secções houve mais de mil médicos (1029) a assinar escusas. No entanto, o número real de médicos a assinar declarações de escusa pode já ultrapassar os 2500, caso cada escusa tenha sido assinada por três médicos, ou chegar aos quatro mil, caso tenha sido assinada por cinco médicos.

Os motivos invocados nos documentos a que o DN teve acesso são "carência de recursos humanos, escalas incompletas", "deficiente organização e gestão de serviços, insuficiência e inadequação das condições de trabalho, carências logísticas e de materiais, etc.". Os serviços mais atingidos são as urgências e as especialidades mais visadas são Ginecologia-Obstetrícia, Medicina Interna, Cirurgia Geral, Anestesia, Pediatria e Neonatologia.

Ddos grandes hospitais do país só o Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto, não registou nenhuma declaração de escusa de responsabilidade em 2022. Na área da Grande Lisboa, o Hospital de Cascais também não está na lista.

País

Mais País

Patrocinados