Media Capital conclui venda das rádios à alemã Bauer por 69,6 milhões

Agência Lusa , FMC
31 mai 2022, 21:02
MCR

O negócio foi fechado esta terça-feira. O grupo de rádios passa a chamar-se Bauer Media Audio Portugal

A Media Capital concluiu esta terça-feira a venda à alemã Bauer de 200.000 ações da subsidiária Media Capital Rádios, no valor de 69,6 milhões de euros, esperando com esta alienação acelerar o desenvolvimento de produção audiovisual e digital.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a dona da TVI salienta que "as rádios são um negócio maduro dentro do universo da Media Capital, pretendendo-se com esta venda acelerar o desenvolvimento das áreas de produção audiovisual e digital".

Na presente data, adianta o grupo, "foi efetivada a venda à Bauer Media Audio Holding GmbH de 200.000 ações ordinárias nominativas representativas de 100% do capital social e dos direitos de voto da sociedade MCR II – Media Capital Rádios, uma subsidiária detida integralmente pela Meglo – Media Global, SGPS, S.A., que por sua vez é detida a 100% pela Media Capital", lê-se no comunicado.

O preço da aquisição da totalidade das ações da MCR II ascendeu a 69,6 milhões e o "apuramento de eventuais ajustamentos ao preço de aquisição será efetuado com referência às contas da MCR II a 31 de maio de 2022", refere o grupo.

A conclusão da aquisição obteve as autorizações habituais neste tipo de transação, entre as quais a autorização da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), adianta a Media Capital, referindo que a transação resulta numa mais-valia nas contas consolidadas da dona da CNN Portugal de cerca de 50 milhões de euros, "sujeita aos eventuais ajustamentos supra referidos".

O acordo para a venda por 69,6 milhões de euros da MCR II – Media Capital Rádios ao grupo Bauer foi anunciado pela Media Capital em 3 de fevereiro.

A ERC não se opôs ao negócio, tendo remetido o seu parecer à Autoridade da Concorrência em 8 de março, a qual no dia seguinte deu 'luz verde' à venda pela Media Capital das rádios.

A Bauer é uma das principais emissoras de rádio comercial e digital da Europa e a MCR representa o principal grupo de rádio a operar em Portugal, detendo a Cidade FM, M80, Rádio Comercial, Smooth FM e Vodafone FM, e ainda 30 rádios 'online' e 60 'podcasts'.

A Bauer Media Audio Holding GmbH é integralmente detida pela Heinrich Bauer Verlag Beteiligungs GmbH que, segundo o aviso, é a principal emissora de rádio comercial e digital da Europa, com atividade de radiodifusão, rádio 'online' e 'podcasts', e está presente em oito países europeus.

"Acreditamos verdadeiramente no potencial da Media Capital Rádios" referiu a Bauer Media Group

O presidente de áudio do grupo alemão Bauer afirmou esta terça-feira, no dia em que concluiu a compra da Media Capital Rádios, que acredita "verdadeiramente" no potencial da empresa, que agora passa a chamar-se Bauer Media Audio Portugal.

"Temos uma enorme admiração e respeito pela qualidade das marcas que adquirimos e acreditamos verdadeiramente no potencial da Media Capital Rádios - agora Bauer Media Audio Portugal -, e no mercado da rádio portuguesa em geral, hoje e no futuro", salienta Richard Dawkins, presidente de áudio, do Bauer Media Group, citado em comunicado.

"A rádio desempenhou um papel tão vital durante toda a pandemia e esperamos que continue a ser altamente valorizada pelos ouvintes e anunciantes, que a apreciam pela sua confiança, flexibilidade e eficácia", sublinha o responsável.

O grupo tem um "forte historial de investimento nos mercados de rádio e áudio, que tem conduzido a benefícios de escala para toda a indústria", de acordo com a Bauer, sendo que este negócio acontece depois das aquisições pela Bauer Media Audio, em 2021, na Eslováquia, Irlanda e Finlândia.

"Estamos agora muito entusiasmados em conhecer e aprender com os nossos novos colegas, ganhando uma compreensão mais profunda do mercado e das necessidades dos nossos ouvintes e anunciantes. Damos a maior prioridade ao crescimento de um negócio sustentável, com marcas fortes que fornecem entretenimento, informação e companhia de alta qualidade aos ouvintes, e soluções de confiança e qualidade aos parceiros comerciais", acrescenta Dawkins.

Por sua vez, o presidente da Media Capital, Mário Ferreira, também citado no comunicado, salienta que este "foi um negócio muito oportuno" e que "deixará todos os intervenientes mais fortes".

A Media Capital Rádios (MCR) "é uma área de negócios sólida, com resultados consolidados e liderança indiscutível" e a sua venda "está alinhada com a estratégia do grupo de acelerar o desenvolvimento das áreas de produção audiovisual e digital e consolidar o caminho de recuperação do segmento de televisão", prossegue Mário Ferreira.

O grupo Bauer Media "tem uma vasta experiência neste setor e estamos absolutamente confiantes de que irá favorecer a trajetória de crescimento do grupo radiofónico, dando continuidade ao trabalho iniciado pela Media Capital. Acreditamos também que o Bauer Media Group vai continuar a produzir conteúdos de excelência para os ouvintes de rádio portugueses", sublinha o empresário, dono da Douro Azul.

"Por fim, também é importante realçar que o grupo Media Capital e o Bauer Media Group continuarão a relacionar-se em estreita colaboração", conclui Mário Ferreira.

A agora chamada Bauer Media Audio Portugal "detém quatro das 10 estações de rádio mais ouvidas em Portugal, e com a adição das marcas líderes de mercado portuguesas, que incluem a Rádio Comercial, a M80, a Cidade FM, a Smooth FM e a Vodafone FM, o alcance semanal da Bauer Media Audio, a nível europeu, superará mais de 61 milhões de ouvintes".

Empresas

Mais Empresas

Patrocinados