Praia paradisíaca da Tailândia reabre ao turismo depois de três anos e meio fechada

3 fev 2022, 13:26

A praia Maya Bay tornou-se muito conhecida depois de ter sido o cenário do filme “The Beach” (2000), com Leonardo DiCaprio, mas o turismo intenso gerou grandes danos ambientais, tendo encerrado em junho de 2018

Depois de mais de três anos e meio, a mais famosa praia da Tailândia reabriu ao turismo. A abertura aconteceu no início do ano, numa altura em que as fronteiras internacionais ainda se encontravam fechadas.

Localizada no Parque Nacional Hat Noppharat Thara-Mu Ko Phi Phi da Tailândia, a baía Maya Bay tornou-se muito conhecida depois de ter sido o cenário do filme “The Beach” (2000), com Leonardo DiCaprio, mas o turismo intenso gerou grandes danos ambientais neste local paradisíaco, levando o governo a atuar em 2018.

O turismo foi fechado em 2018 e foram reintroduzidos cerca de 10.000 corais para recuperar os que tinham sido destruídos pelos cerca de cinco mil turistas que visitavam a praia por dia.

Com a reabertura das fronteiras, o governo tailandês implementou uma série de medidas para que não sejam cometidos os mesmos erros do passado. Os barcos deixam de poder entrar na baía, devendo deixar os turistas num cais situado na parte de trás da ilha, longe da famosa enseada onde é, atualmente, também proibido nadar.

"Maya Bay tem recebido continuamente o interesse de turistas de todo o mundo. Mas isso também fez com que (a área natural) se deteriorasse, especialmente os corais. Depois de fechar Maya Bay para revivê-la e restaurá-la, ela voltou a estar em boas condições", afirmou o ministro de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Varawut Silpa-Archa, num comunicado divulgado após o anúncio de que o parque reabriria a 1 de janeiro de 2022.

Nas redes sociais, são já vários os vídeos que mostram a mais famosa praia da Tailândia vazia, sem poluição e com poucos barcos. Imagens que contrastam com as que eram registadas em maio de 2018, altura em que baía estava lotada de turistas.

 

A 1 de fevereiro, a Tailândia implementou o programa "Test & Go" (que tinha sido suspenso por causa da variante Ómicron) que autoriza todos os turistas internacionais que estejam vacinados a entrar no país desde que cumpram as restrições impostas pelo governo, como pré-pagamento de duas noites para os dias 1 e dia 5 em hotéis designados pelas autoridades, e aguardar os resultados dos testes PCR sem sair do hotel. Quanto aos viajantes não vacinados, podem entrar, mas têm de cumprir dez dias de quarentena num hotel aprovado pelo governo.

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados