Mau tempo: um guia para se proteger e evitar problemas

8 dez 2022, 17:39

Quando as autoridades lançam um aviso de mau tempo há vários aspetos que a população deve ter em atenção. Ficar em casa é talvez o mais importante. E este foi o apelo mais ouvido nas últimas 24 horas, após fortes chuvadas fazerem uma vítima mortal em Algés e deixarem dezenas de condutores com os carros submersos em Lisboa, na última quarta-feira.

A CNN Portugal deixa-lhe aqui um pequeno guia de cuidados adicionais que deve ter em situações de alerta, com base nas recomendações da Proteção Civil:

- Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;

- Ter especial cuidado na circulação junto a zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a fenómenos de transbordo dos cursos de água, evitando a circulação e permanência nestes locais;

- Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;

- Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;

- Por fim, estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Mas também em casa se podem evitar acidentes

- Desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, limpeza de bueiros, algerozes e caleiras;

- Retirada de objetos que possam ser arrastados ou arrumá-los em lugar seguro;

- Assegurar uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;

- Fechar bem as janelas e retirar vasos que possam cair;

- Resguardar animais para locais mais seguros.

Apesar de nem sempre as piores previsões se registarem, mais vale prevenir. Se não for por um motivo urgente, permanecer em casa é a melhor escolha.

Proteger os mais os mais vulneráveis é também essencial: crianças e idosos. Estes são grupos sensíveis a variações meteorológicas como, por exemplo, alterações de temperatura. 

Quando há neve e chuva, usar calçado adequado também é importante, para evitar quedas.

“Pedido de responsabilidade”

Já esta quinta-feira, perante a possibilidade de um novo agravamento do estado do tempo, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, deixou uma “mensagem de pedido de responsabilidade” à população, no sentido de seguir as recomendações das autoridades.

Pouco antes, a secretária de Estado da Proteção Civil tinha apelado à população para se manter o mais possível em casa,.

O mau tempo registado em Portugal na última noite provocou um total de 1.977 ocorrências, destacando-se o distrito de Lisboa com 913, anunciou hoje Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
 

País

Mais País

Patrocinados