Mau tempo de terça-feira deixou pelo menos 83 desalojados

14 dez 2022, 12:11

Segundo a Proteção Civil, a chuva irá continuar em todo o território até sexta-feira

O mau tempo registado na terça-feira em todo o país deixou pelo menos 83 desalojados, informou André Fernandes, comandante nacional da Proteção Civil, no ponto da situação ao meio-dia.

Estes são ainda dados provisórios, mas já é possível referir que houve 34 desalojados no concelho de Seixal (Setúbal) e também em Coruche (Santarém) e 12 em Loures. 

Neste momento mantêm-se encerrados os acessos da A8 em Frielas e também o IP2 em Monforte (Elvas), além de muitas outras estradas afetadas, em Loures, Odivelas e também no distrito de Portalegre.

Continua afetada a circulação da linha ferroviária de Cascais - na estação de Algés continua encerrada a toma de passageiros.

A linha do Leste (entre Portalegre e Elvas) foi reaberta às 9:00. E o Metropolitano de Lisboa também já funciona sem qualquer afetação.

Os meios de reforço solicitados pelo distrito de Lisboa ainda se encontram ao trabalho em Oeiras e Cascais. Mas os meios das forças armadas já foram desmobilizados.

Neste momento estão ativo cinco planos municipais de emergência: quatro em Portalegre ( Arronches, Campo Maior, Fronteira e Sousel) e e também em Santarém, que ativou o plano municipal de emergência já durante a manhã de hoje. Estão também ativos os planos especiais de emergência para cheias nas bacias do Tejo e do Douro.

Para os próximos dias, mantém-se a previsão do regime de aguaceiros, por vezes forte, com condições para trovoadas durante a tarde de hoje e chuva forte na madrugada de dia 16. É expectável que nos dias 17 e 18 exista um desagravamento da situação meteorológica, afirma este responsável. No entanto, até lá, é previsível um aumento da agitação marítima.

A partir das 14:00 estará em vigor o alerta amarelo da Proteção Civil. As autoridades estão a acompanhar a situação e mantêm os conselhos à população que foram feitos nos últimos dias.

 

Meteorologia

Mais Meteorologia

Mais Lidas

Patrocinados