MUNDIAL 2026

Saiba tudo aqui
Mais sobre o Mundial 2026

Circulação suspensa na linha de Cascais, entre as 500 ocorrências na Grande Lisboa

Agência Lusa , AM
20 mar 2025, 07:13
Adicione a CNN como fonte preferidaSiga-nos no Google News ?Saiba mais

Problema na catenária causado pelo mau tempo

A linha ferroviária de Cascais está suspensa devido aos efeitos do mau tempo, segundo o Comando Sub-Regional da Grande Lisboa que registou desde quarta-feira à noite mais de 500 ocorrências, na maioria quedas de árvores e estruturas.

A fonte da proteção civil indicou que entre as mais de 500 ocorrências registadas na Grande Lisboa estão quedas de árvores, queda de estruturas, telhados e postes de telecomunicações e de eletricidade arrancados pelo vento.

“A Linha ferroviária de Cascais encontra-se interrompida entre Caxias e Paço de Arcos devido à queda de uma árvore que danificou a catenária que caiu em cima do comboio, causando ferimentos ligeiros no maquinista”, disse.

De acordo com a mesma fonte, a circulação ferroviária vai continuar interrompida até estar resolvido o problema com a catenária.

Também por causa de quedas de árvores e postes de eletricidade, estão interrompidas várias estradas na Grande Lisboa.

“Temos um conjunto de estradas municipais e nacionais com interrupções. Temos a Marginal na zona do Alto da Boa Viagem e Santo Amaro de Oeiras. A Marginal entre Cascais e Carcavelos, a Estrada Nacional (EN) 247 na zona da Azoia, no concelho de Sintra, a EN 117 em Belas, a EN250 na zona da Venda Seca, a EN8 em Mafra, no Picão, a EN8 na Ponte de Lousa, em Loures, a EN116 entre Bucelas e Alverca, a EN115 entre Loures e Santo Antão do Tojal, na EN10 na Póvoa de Santa Iria, a 248 no Bom Retiro e EN10 no cruzamento do Sobralinho no distrito de Vila Franca de Xira”, adiantou.

De acordo com o Comando Sub-Regional da Grande Lisboa estas eram às 07:00 algumas das situações mais significativas.

“Vamos ter um trabalho demorado nas próximas horas para resolver estas situações, sendo que muitas serão identificadas com o clarear do dia”, disse.

Portugal está sob efeito da depressão Martinho, que obrigou a avisos quanto ao vento, chuva e agitação marítima fortes.

Quase 20 barras marítimas encerradas à navegação

A forte ondulação obrigou ao fecho de 18 barras marítimas, a maioria no norte e sul de Portugal continental, segundo o 'site' da Marinha.

Estão fechadas as barras de Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Portinho da Ericeira, Peniche, São Martinho do Porto.

Na região sul, estão fechadas as barras de Albufeira, Alvor, Vila Real de Santo António, Faro, Lagos, Olhão, Quarteira, Tavira e Vila Moura.

Estão abertas 25 barras e quatro estão condicionadas.

Proteção Civil registou 994 ocorrências até às 00:00

A Proteção Civil registou 994 ocorrências relacionadas com o mau tempo até às 00:00 de hoje em Portugal continental, destacando-se as quedas de árvores e de estruturas, maioritariamente na região da Grande Lisboa.

Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) explicou à agência Lusa que as áreas mais afetadas foram a região da Grande Lisboa, onde se registaram 294 ocorrências, seguida das regiões de Leiria e Coimbra, que somaram 104 ocorrências cada. A zona oeste do país também é uma das mais afetadas, com um total de 102 ocorrências, afetando sobretudo os concelhos de Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço, Cadaval e Lourinhã. 

Segundo a mesma fonte, do total de ocorrências, mais de metade (55%) correspondem a quedas de árvore, 544, registando-se também 354 quedas de estruturas e 68 intervenções de limpeza de vias. 

A estrutura da cobertura do Estádio de Santo António, da Associação Desportiva Nogueirense (ADN), em Nogueira do Cravo, no concelho de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra, foi derrubada na quarta-feira à noite, devido ao vento forte.

Fonte da Proteção Civil referiu à Lusa que o incidente não causou feridos, mas a estrutura atingiu viaturas que estavam nas imediações.

Na quarta-feira à tarde, uma pessoa ficou ferida com gravidade depois de ter sido atingida por uma árvore no concelho de Sintra, distrito de Lisboa.

Os distritos de Braga, Viana do Castelo e Porto estão sob alerta laranja até às 09:00, enquanto o aviso para Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Viseu, Guarda, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal e Vila Real. Em Beja e Faro o aviso é até às 03:00, referiu o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em comunicado.

Informação em todas as frentes, sem distrações? Navegue sem anúncios e aceda a benefícios exclusivos.
TORNE-SE PREMIUM

Meteorologia

Mais Meteorologia