Mau tempo: nível de alerta passa para amarelo - mas com uma chamada de atenção

Agência Lusa , CM
14 dez 2022, 13:54
Mau tempo em Lisboa (Lusa/ Tiago Petinga)

Alerta laranja em todo o país termina às 13:59, mas Proteção Civil avisa que ainda podem ocorrer inundações

A Proteção Civil reduziu o nível de alerta laranja para amarelo em todos os distritos de Portugal Continental devido ao desagravamento das condições meteorológicas nesta quarta-feira, mas com uma ressalva. 

“A partir das 14:00, o alerta especial da Proteção Civil laranja passa para amarelo, há aqui um ligeiro desagravamento, mas isso não significa que não possam ocorrer situações pontuais de inundação. Mantemos, por isso, o alerta especial de nível amarelo com o dispositivo no terreno ainda nesta fase de reabilitação e pronto para intervir caso haja novas situações de inundação”, disse aos jornalistas o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), André Fernandes.

Num ponto de situação na sede nacional da ANEPC em Carnaxide, Oeiras, André Fernandes afirmou que as previsões meteorológicas apontam para “o regime de aguaceiros, que por vezes pode ser forte, mas dado a situação já de stress nas bacias hidrográficas poderá haver pontualmente uma situação de inundação”.

“Mantemos essa monitorização, sobretudo nas áreas urbanas que podem ter inundações”, precisou.

A Proteção Civil estava em nível laranja (o segundo mais grave de uma escala de quatro) para todo o dispositivo desde terça-feira. O alerta amarelo (o terceiro da escala) significa um grau de gravidade moderado, existindo a possibilidade de ocorrência de fenómenos que, não sendo invulgares, podem representar um dano potencial para pessoas e bens.

A ANEPC tem quatro ‘Estados de Alerta Especial’ (Azul, Amarelo, Laranja e Vermelho), que determinam o reforço da monitorização e incremento do grau de prontidão do dispositivo.

O comando nacional indicou que, para hoje, se mantém o regime de aguaceiro, que por vezes pode ser forte, e existe ainda possibilidade da ocorrência de trovoada ao longo da tarde.

André Fernandes avançou que está prevista chuva forte para a madrugada de dia 16 (sexta-feira), existindo um “ligeiro agravamento” das condições meteorológicas, e aumento da agitação marítima.

No entanto, salientou que para o fim de semana “é expectável que exista um desagravamento da situação meteorológica”.

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados