Mais de 300 ocorrências em todo o país devido à chuva forte e trovoada

Agência Lusa , BC
29 out 2022, 13:29
Chuva (Getty Images)

Distritos de Lisboa, Porto e Leiria foram os mais afetados pelo mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou, até às 16:00 deste sábado, 337 ocorrências devido a chuva forte e trovoada em todo o país, disse hoje fonte oficial à agência Lusa.

Entre as 00:00 e as 16:00, foram registadas 337 ocorrências a nível nacional, mobilizando 1.177 operacionais e 398 meios terrestres, afirmou à agência Lusa Alberto Fernandes, oficial de operações do comando nacional da ANEPC.

Grande parte das ocorrências deveu-se a pequenas inundações de estruturas ou superfícies por precipitação intensa (221).

Os distritos mais afetados são Lisboa (99), Porto (73) e Leiria (33).

As ocorrências não provocaram vítimas, nem danos, adiantou a mesma fonte da ANEPC.

O oficial de operações do comando nacional da ANEPC adiantou que se prevê um desagravamento das condições climatéricas a partir das 18:00.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje os distritos de Viseu, Guarda, Coimbra, Santarém, Lisboa e Setúbal sob aviso laranja até às 15:00, devido à previsão de trovoada e chuva forte ou intensa.

Sob aviso amarelo estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Bragança até às 18:00, e Vila Real, até às 21:00, devido a chuva ou a trovoada, no caso do último distrito.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados