Inundações, deslizamentos e derrocadas: Proteção Civil coloca oito distritos em alerta laranja para esta noite

19 dez 2022, 14:48
Mau tempo em Lisboa (Lusa/ António Pedro Santos)

Previsões meteorológicas apontam para “períodos de chuva por vezes forte e persistente” entre o final da noite de hoje e a madrugada de terça-feira. O período crítico será entre as 21:00 e as 09:00, com possibilidade de trovoadas e rajadas fortes de vento

A Proteção Civil colocou vários distritos do país em "alerta laranja" a partir das 21:00 desta segunda-feira, face às previsões de agravamento do estado do tempo ao final do dia e madrugada de terça-feira.  

De acordo com o Comandante Nacional, André Fernandes, os efeitos "expectáveis" são a ocorrência de inundações em meio urbano, bem como o transvase do leito dos rios para o seu leito de cheia, deslizamentos e derrocadas. Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal e Lisboa são os distritos em alerta laranja. 

Nesse sentido - e à semelhança do briefing de domingo - as autoridades fazem um apelo à população: "É fundamental avisar, e que sobretudo que a população tome em conta estes avisos, e que prepare a chegada da precipitação para o final da tarde do dia de hoje e a madrugada de terça-feira, sendo aqui o período crítico". 

"Significa isto que durante a manhã de amanhã poderão haver situações de inundação, em particular incidência nas zonas urbanas do Litoral Norte, da região Centro e também da Área Metropolitana de Lisboa", reiterou.

O IPMA prevê para esta segunda e terça-feira a ocorrência de períodos de chuva por vezes forte e persistente, acompanhados por trovoada e vento forte" nas região Norte e Centro - onde está incluída a região de Lisboa.

Importa referir que a chuva intensa e persistente que caiu na terça-feira (dia 13) causou mais de 3.000 ocorrências, entre alagamentos, inundações, quedas de árvores e cortes de estradas, afetando sobretudo os distritos de Lisboa, Setúbal, Portalegre e Santarém. A Proteção Civil registou mais de 7.950 ocorrências em território nacional, inclusive 4.841 inundações, e 88 desalojados desde as 00:00 do dia 07 e até às 08:00 do dia 15.

Doze distritos do continente sob aviso laranja devido à chuva na terça-feira

Doze distritos de Portugal continental vão estar na terça-feira sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, devido à chuva forte e persistente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, além dos distritos do Porto e de Braga, em aviso laranja entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de terça-feira, e de Viana do Castelo, desde as 14:27 de hoje e até às 06:00 de terça, vão estar sob aviso laranja os distritos de Coimbra, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Viseu, entre as 00:00 e as 09:00 de terça-feira.

Em Castelo Branco, Leiria e Santarém, este aviso vigora durante três horas, entre as 06:00 e as 09:00, e em Vila Real entre as 00:00 e as 06:00.

O aviso laranja significa, segundo a página da internet do IPMA, uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e, no caso de chuva, "precipitação forte e persistente, que pode ser acompanhada por trovoada".

Os restantes distritos de Portugal continental (Bragança, Évora, Guarda, Faro, Beja e Portalegre) estarão sob aviso amarelo hoje ou na terça-feira ou em ambos os dias.

O aviso amarelo significa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica e, no caso de chuva, "precipitação, por vezes forte e persistente".

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados