REVISTA DE IMPRENSA || Diretora da instituição foi constituída arguida
A Unidade de Cuidados Continuados Pediátricos da Associação O Kastelo, em São Mamede de Infesta, Matosinhos, foi alvo de buscas da PSP do Porto por suspeitas de maus-tratos a crianças, negligência e abuso de poder, avança o Jornal de Notícias que dá ainda conta de que a diretora da instituição foi constituída arguida.
As diligências foram realizadas pelo Ministério Público de Matosinhos, com o apoio da Segurança Social e de peritos do Instituto Nacional de Medicina Legal. Segundo o jornal, foram apreendidos medicamentos e alimentos fora do prazo de validade, que serão agora analisados.
O inquérito foi aberto em 2019, após várias denúncias de situações de negligência e irregularidades. A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) já tinha investigado a instituição, tendo mesmo ponderado a suspensão da unidade pediátrica, mas esta manteve-se em funcionamento.
A Kastelo, inaugurada em 2016 pelo Presidente da República, é a única unidade do país especializada em cuidados continuados e paliativos pediátricos, acolhendo crianças e adolescentes com doenças graves e incuráveis.