Caos nas urgências: Podem ser fechadas maternidades para concentrar recursos e resolver problemas

Agência Lusa , MM
31 jul 2022, 10:51
Ecografia

Posibilidade admitida por Diogo Ayres de Campos, coordenador nacional da comissão de resposta em urgência de ginecologia e diretor do serviço de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Santa Maria

O coordenador nacional da comissão de resposta em urgência de ginecologia, obstetrícia e blocos de partos defende que tem que ser considerada a possibilidade de encerrar algumas maternidades, fora do interior, para concentrar recursos e responder aos problemas.

“Temos, de facto, que considerar a possibilidade de encerrar algumas maternidades. Em primeiro lugar, nós não conseguimos formar, nem atrair médicos obstetras e ginecologistas, em tempo útil, para acudir a alguns problemas”, afirmou o coordenador nacional da comissão de acompanhamento de resposta em urgência de ginecologia, obstetrícia e bloco de partos, Diogo Ayres de Campos, em entrevista à TSF e ao Jornal de Notícias.

Para o também diretor do serviço de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Santa Maria, está é “a única forma” de, a curto prazo, dar resposta ao problema.

Contudo e, apesar de ressalvar que a questão ainda não foi discutida no grupo de trabalho, Ayres de Campos afastou a possibilidade de encerrar maternidades “que estão muito distanciadas”, como a de Bragança, Abrantes ou Portalegre, considerando que “são essenciais” para manter a população local.

De modo a evitar perturbações nos serviços na época do Natal, este responsável espera entregar propostas entre setembro e outubro, mas lembrou que a comissão não tem “nenhuma garantia” de que o consiga fazer.

“Dentro daquilo que for possível fazer, eu irei tentar que tenhamos soluções relativamente rápidas, logo a seguir aos meses de verão”, assegurou.

Já no que se refere à colaboração com os privados, Diogo Ayres de Campos considerou ser “extremamente difícil” ter esse tipo de respostas.

Conforme sublinhou, os hospitais privados têm as suas próprias rotinas e uma forma de funcionar “mais individualizada”, o que também “condiciona mais partos induzidos e cesarianas”.

Ainda assim, acrescentou que esta é uma questão que poderá voltar a estar em cima da mesa, caso a situação em Lisboa e vale do Tejo e no Alentejo não seja controlada em agosto.

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados