Bloco de partos da Maternidade Alfredo da Costa encerra esta noite e só reabre na sexta-feira

23 ago 2022, 08:34
Maternidade Alfredo da Costa [LUSA]

Serviço de urgência da Maternidade Alfredo da Costa vai continuar a funcionar, mas o bloco de partos estará encerrado até à manhã do dia 26

O bloco de partos da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, vai encerrar esta terça-feira a partir das 21:00 e reabre apenas na próxima sexta-feira, dia 26, a partir das 9:00. A informação pode ser consultada no portal do Serviço Nacional de Saúde sobre o funcionamento dos serviços de urgência obstétrica e ginecológica.

Esta não é a primeira vez que o bloco de partos da MAC encerra, tendo-se verificado nas últimas semanas várias perturbações nos serviços prestados às grávidas da região de Lisboa. Os encerramentos devem-se à falta de médicos mas, segundo Maria João Tiago, secretária regional do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), o problema é "estrutural": em declarações à TSF, a sindicalista diz mesmo estar com "receio do inverno que aí vem". 

"Isto não é um problema de férias de médicos, não são os médicos que vão todos de férias ao mesmo tempo. Isto é um problema mesmo estrutural e estou com muito receio do inverno que aí vem, porque se nada for feito nós vamos estar a falar deste mesmo assunto no Natal, na próxima primavera. Isto tem mesmo que ser resolvido", aponta a secretária regional do SIM.

Apesar do encerramento do bloco de partos, a urgência da MAC vai continuar aberta.

Noutros pontos do país também há problemas na assistência às grávidas: no Hospital de Abrantes, tanto as urgências de obstetrícia como o bloco de partos fecham esta terça-feira às 21:00, durante 24 horas. No Hospital de Santarém, ambos os serviços fecham às 8:30 de amanhã, quarta-feira, durante 48 horas.

Já o bloco de partos do Hospital Amadora-Sintra, que esteve encerrado, reabriu esta terça-feira à meia-noite.

País

Mais País

Patrocinados