Apenas um quinto dos alunos pobres passou a matemática no 9.º ano

CNN Portugal , AM com Lusa
12 jun, 08:52
Alunos, escola, educação, ensino. Escola em Paço de Arcos, Oeiras. 14 setembro 2021. Foto: Pedro Fiúza/NurPhoto via Getty Images

REVISTA DE IMPRENSA || Provas finais do 3.º Ciclo arrancam esta quarta-feira

Em 2023, na prova de matemática do 9.º ano, apenas um quinto dos alunos pobres teve positiva, avança o Jornal de Notícias.

De acordo com dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, dois em cada dez alunos do escalão A de ação social escolar conseguiram ter positiva na prova, sendo que a classificação média foi de 1,9 valores (numa escala de 0 a 5).

Já as notas de português foram superiores, com uma média de 2,8.

Os alunos do 9.º ano realizam esta quarta-feira a prova nacional de matemática, em formato papel, depois de o Governo ter anulado a decisão da anterior equipa ministerial de realizar a prova final em formato digital.

Às 09:30, os alunos do 9.ºano realizam a primeira prova do 3.º ciclo, que se mantém excecionalmente em formato papel para garantir equidade a todos os alunos, segundo uma decisão da nova equipa do Ministério da Educação, tomada em abril.

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação justificou a decisão por considerar que o Governo anterior não tinha assegurado às escolas as condições necessárias para a realização das provas em formato digital.

A deliberação surgiu após ter ouvido o Conselho das Escolas e os diretores escolares, mas também serviços do ministério, como o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Júri Nacional de Exames (JNE) ou a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

Dois dias após a realização da prova de matemática, os alunos estrangeiros do 9.º ano irão realizar a prova de português língua não materna. Para dia 17 de junho estão marcadas as provas de português e português língua segunda.

As provas orais de Português língua não materna vão realizar-se entre os dias 14 de junho a 03 de julho, segundo o calendário do IAVE.

Os resultados das provas do 9.º ano serão conhecidos a 8 de julho e nos casos em que os alunos peçam a reapreciação das provas, a afixação dos resultados das reapreciações serão a 31 de julho.

Educação

Mais Educação

Mais Lidas

Patrocinados