Governo anuncia fim da obrigatoriedade do uso de máscara nos transportes públicos e nas farmácias

25 ago 2022, 14:27
Covid-19 em Portugal

Máscara continua a ser obrigatória nos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde, bem como nas estruturas residenciais para idosos e serviços semelhantes

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o fim da obrigatoriedade do uso da máscara nos transportes públicos, táxis, TVDE e farmácias, anunciou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, em conferência de imprensa conjunta com a ministra da Saúde, Marta Temido.

"O Conselho de Ministros aprovou o decreto-lei que procede à eliminação do uso da máscara em alguns locais, nomeadamente nos transportes coletivos de passageiros, incluindo os transportes aéreos e também os transportes de passageiros, como os táxis ou os TVDE's", começou por dizer a ministra.

Tomando depois a palavra, Marta Temido justificou a decisão com a "manutenção da evolução favorável" da situação epidemiológica em Portugal, desde logo tendo em conta a "tendência estável do número de casos".

O Governo entendeu, por isso, "ser adequado dispensar a obrigatoriedade da utilização de máscaras ou viseiras nos transportes coletivos de passageiros", bem como em "farmácias de venda ao público", acrescentou a ministra.

A obrigatoriedade do uso de máscaras mantém-se, contudo, nos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde, tendo em conta "a especial vulnerabilidade em que se encontram os seus utilizadores e à particular exposição de quem neles trabalha", bem como nas estruturas residenciais para idosos e serviços semelhantes.

"De igual modo se mantém a necessidade de autoavaliaçao do risco e é importante recordar que esta dispensa da obrigatoriedade da utilização não invalida que em cada momento as pessoas devam fazer essa avaliação e proteger-se se assim for o caso", sublinhou.

Relacionados

Governo

Mais Governo

Patrocinados