Esparguete? Cordas? Robô Perseverance fotografa conjunto de fios na superfície de Marte

21 jul, 12:27
Perseverance (NASA/JPL-Caltech)

O robô Perseverance está a explorar a cratera onde aterrou a 18 de fevereiro de 2021 à procura de sinais de vida

O robô norte-americano Perseverance encontrou um conjunto de fios na superfície de Marte, um objeto de cor clara que algumas pessoas compararam a espaguete, avança a CNN Internacional. A fotografia foi conseguida no dia 12 de julho, com a câmara de prevenção de perigos frontal esquerda.

De acordo com um porta-voz da missão Perseverance no Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, na Califórnia, o objeto deverá ser uma corda que sobrou da aterragem do Perseverance em Marte.

A câmara frontal do robô (NASA)

O robô ainda não tinha estado na área em que a corda foi encontrada e, segundo o porta-voz, é provável que esta tenha sido empurrada para lá pelo vento. O Perseverance está a explorar a cratera onde aterrou a 18 de fevereiro de 2021 à procura de sinais de vida. 

Quando voltou ao local onde tinha visto o objeto, quatro dias depois, este já tinha desaparecido.

Esta não é a primeira vez que o robô se depara com materiais que sobraram da sua aterragem em Marte. Em junho, a NASA revelou que o Perseverance tinha encontrado um fragmento de papel de alumínio brilhante que a equipa acredita que fosse parte da manta térmica do rover, um material fino que regula a temperatura, que pode ter caído durante a fase de descida.

A descoberta está a ser investigada e devem ser conhecidos mais detalhes esta semana.

Tecnologia

Mais Tecnologia

Patrocinados