O salvamento de Rayan, 5 anos de idade, entra no metro final - e as manilhas de betão são essenciais

4 fev 2022, 18:53

Operação em Marrocos é suspensa de meia em meia hora para avaliar risco de derrocada. No local, milhares de pessoas assistem ao resgate. Criança caiu num poço e está a uma profundidade de 32 metros

A missão de resgate de Rayan, a criança marroquina de cinco anos presa desde terça-feira num poço, pode estar a aproximar-se dos momentos finais. De acordo com os media locais, pouco mais de um metro separa a criança das equipas de resgate, mas esta é também a fase mais crítica. Conforme os operacionais chegam mais perto do menino, mais lento é o processo de resgate. Face ao perigo de colapso do poço, as autoridades foram obrigadas a mudar de estratégia e recorrem agora ao uso de manilhas de betão.

“Estamos quase lá. Estamos a trabalhar há três dias sem parar e o cansaço está a tomar conta de nós, mas toda a equipa de resgate está a aguentar”, afirmou Abdesalam Makoudi, um dos responsáveis pela operação, citado pela BBC.

Agora que caiu a noite em Chefchaouen, as operações decorrem com recurso a focos de luz. Já passaram mais de 77 horas desde que Rayan caiu no poço com 32 metros. As imagens em direto do local mostram a agitação, com bulldozers a trabalhar constantemente. Junto ao teatro de operações, milhares de pessoas assistem aos avanços da missão de resgate. Este é, contudo, um caso com muito pouca informação oficial por parte das autoridades marroquinas.

Os desafios e a estratégia das equipas de resgate

A operação enfrenta vários desafios técnicos. De meia em meia hora, os trabalhos são suspensos para avaliar o risco de derrocada em torno do buraco paralelo que as equipas de resgate estão a escavar.

Por volta das 18:00 de Portugal Continental, o jornal online marroquino Le360 noticiou que toda a missão tinha sido suspensa devido a um deslizamento de terras, que não seria o primeiro a acontecer desde o início da missão. Contudo, nas imagens em direto transmitidas pelos vários canais que se encontram no local não foi possível constatar qualquer interrupção dos trabalhos.

Precisamente devido aos riscos de derrocada, as equipas de salvamento estão a colocar manilhas de betão no local, de modo a salvaguardar um possível caminho seguro para a criança ser evacuada.

Rayan caiu no poço e está preso a uma profundidade de 32 metros. De acordo com as autoridades, tem ferimentos ligeiros mas encontra-se consciente. Na quinta-feira, as equipas de resgate conseguiram, através de uma corda, fazer chegar água e oxigénio à criança de cinco anos, que respondeu positivamente aos contactos dos voluntários presentes no local.

África

Mais África

Patrocinados