"Ainda estou a afogar-me em luto". Maro assume burnout e cancela digressão europeia

14 out 2022, 09:21

Venceu o Festival da Canção este ano, representou Portugal na Eurovisão e deu dezenas de concertos pelo mundo inteiro. A carreira de Maro ia de vento em popa, mas a vida pessoal fê-la colocar um travão

A artista Maro cancelou todos os concertos que tinha agendados até ao final do ano - incluindo uma digressão europeia - e anunciou que vai fazer uma pausa na carreira.

Numa longa mensagem dirigida aos fãs, em inglês, e partilhada nas redes sociais esta terça-feira, Maro revelou que sofre de burnout. Em causa, justifica, está o facto de não ter conseguido processar a morte do avô.

“A primeira vez que experienciei o luto a sério foi por volta desta altura do ano, há dois anos. Descobri que o meu avô morreu num domingo de 2020. Toda a minha vida mudou. Toda a minha perceção do mundo mudou. E, sem me aperceber, isso levou-me para um lugar estranho, sem esperança e sem luz, onde ainda estou, independentemente do que faça ou do que eu me esforce”, começou por escrever a artista portuguesa de 27 anos.

Maro recorda que, desde então, tem feito um percurso muito intenso. Venceu o Festival da Canção no início deste ano, representou Portugal na Eurovisão, deu dezenas de concertos pelo país, pela Europa, no Brasil e até nos Estados Unidos. Pelo meio lançou um EP, um álbum e fez 60 episódios da rubrica ITSA ME.

"Tantos momentos e memórias incríveis, e muitas coisas pelas quais sou incrivelmente grata", apontou. "Mas também um esgotamento (não tem piada nenhuma), uma série de doenças e muito pouca vontade de andar aqui por muito mais tempo. Assustador, eu sei", assumiu.

A cantora detalha só ter percebido recentemente a razão pela qual não se sentia bem: "Ainda estou a afogar-me no luto e nunca parei verdadeiramente para processá-lo ou a vida em geral. O meu avô já cá não está e eu não tirei um tempo para perceber isso verdadeiramente. Continuei zangada com isso, com o mundo, com a vida, enquanto me mantive em movimento”.

Maro anunciou uma pausa na carreira já a partir desta sexta-feira até, pelo menos, dia 7 de novembro. "Mas, infelizmente, não vou fazer a digressão europeia em novembro, nem fazer mais concertos este ano". A artista promete "voltar com muita música e notícias emocionantes, se estiverem dispostos a esperar até lá (3 semanas não é assim tanto tempo)".

"Obrigado a todos(!) por estarem aqui e por terem apoiado a cada passo do meu caminho. Fizeram com que eu continuasse e não desistisse. Deram-me um propósito e não sei como vos agradecer", agradece Maro.

Música

Mais Música

Patrocinados