Filho da princesa da Noruega acusado de violação, agressão sexual e outros crimes

CNN
27 jun, 14:49
Marius Borg Høiby (Lise Aserud/AP)

A polícia de Oslo anunciou na sexta-feira a acusação contra Marius Borg Høiby, o filho mais velho da princesa herdeira da Noruega, por múltiplos crimes, incluindo violação, agressão sexual e ofensas corporais, após uma investigação de meses de um caso que envolveu um número de “dois dígitos” de alegadas vítimas.

Høiby, filho da princesa herdeira Mette-Marit e enteado do herdeiro do trono, o príncipe herdeiro Haakon, tem estado sob escrutínio desde que foi repetidamente detido em 2024 por alegações de violação e por acusações preliminares de ofensas corporais e danos criminais.

O procurador da polícia de Oslo, Andreas Kruszewski, afirmou que Høiby colaborou durante o interrogatório policial, que está agora concluído. As provas do caso foram retiradas de fontes que incluem mensagens de texto, depoimentos de testemunhas e buscas policiais, disse o procurador da polícia.

As acusações incluem um caso de violação com coito e dois casos de violação sem coito, quatro casos de agressão sexual e dois casos de ofensas corporais, disse Kruszewksi numa conferência de imprensa.

“Não posso entrar em mais pormenores sobre o número de vítimas no caso, para além de confirmar que se trata de um número com dois dígitos”, disse.

O advogado de defesa Petar Sekulic, num e-mail enviado à The Associated Press, disse que Høiby estava “a levar as acusações muito a sério, mas não reconhece qualquer irregularidade na maioria dos casos - especialmente nos casos de abuso sexual e violência”.

O palácio real não respondeu imediatamente a um pedido de comentário enviado por correio eletrónico pela AP. O palácio foi citado pela agência noticiosa norueguesa NTB dizendo que não iria comentar enquanto o caso segue o seu caminho através dos “procedimentos normais”.

O caso foi notícia de primeira página na Noruega, onde a realeza é popular.

Høiby, de 28 anos, vivia anteriormente com o casal real e os seus dois filhos, a princesa Ingrid Alexandra e o príncipe Sverre Magnus, mas agora vive numa casa separada nas proximidades, segundo Sekulic.

Høiby permanece em liberdade enquanto aguarda um eventual julgamento e tem direito a uma presunção de inocência até que um tribunal decida em contrário.

Conhecido carinhosamente como “Little Marius”, Høiby cresceu sob os olhares do público, usufruindo da mesma riqueza e privilégio que os seus irmãos reais, embora o seu pai biológico, Morton Borg, tenha cumprido pena de prisão por consumo de drogas e crimes violentos. Høiby reconheceu o consumo e a dependência de cocaína.

A futura rainha da Noruega fez manchetes em 2001 quando casou com Haakon por ser uma mãe solteira que tinha vivido uma vida livre com um companheiro que tinha sido condenado por acusações de droga.

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

IOL Footer MIN