Como Mário Ferreira foi ao Espaço e veio (entre gargalhadas e um palavrão alheio)

4 ago 2022, 15:48

A aventura na cápsula New Shepard durou 10 minutos, o suficiente para admirar a escuridão no Espaço. Dia histórico para Portugal

Mário Ferreira é oficialmente o primeiro português a chegar ao espaço. Após um ligeiro atraso na partida, devido a uma tempestade, a cápsula New Shepard partiu do Texas pouco antes das 9:00 locais (15:00 em Portugal Continental) para o seu sexto voo suborbital com tripulantes, entre os quais o acionista da Media Capital, dona da CNN Portugal e da TVI.

A viagem durou cerca de 10 minutos mas foi o suficiente para extasiar todos os tripulantes. Durante a emissão em direto foi possível ouvir gritos e gargalhadas, entre comentários a admirar a escuridão do espaço. “Fucking hell!”, exclamou um dos viajantes durante o voo.

A viagem, que de acordo com a imprensa deverá ter custado entre 195 mil e 293 mil euros, decorreu sem incidentes. Minutos após a aterragem, os seis tripulantes foram retirados da cápsula. A satisfação era visível nos seis rostos. Para todos, é o realizar de um sonho de longa duração, até há pouco tempo ao alcance de um número restrito de especialistas. Para Mário Ferreira, significa também entrar para a história de um país até agora à margem destes acontecimentos.

O português viajou na companhia de Coby Cotton, um dos fundadores do canal de Youtube "Dude Perfect", da alpinista anglo-americana Vanessa O'Brien, do especialista em tecnologia Clint Kelly III, do ex-executivo do sector das telecomunicações Steve Young e da engenheira egípcia Sara Sabry, também ela uma pioneira, uma vez que é a primeira cidadã do seu país no espaço.

Horas após o voo, em conferência de imprensa, o empresário confessou que este foi o realizar de um sonho.

“Desde que era criança que queria fazer uma viagem de circum-navegação à Terra. E consegui fazê-lo com 20 anos de idade. Desde aí que o meu objetivo seguinte era ir ao espaço. Gosto disto. Não é por ser fácil, mas por ser desafiador. Não subi todas aquelas montanhas (referência à alpinista Vanessa O’Brien), mas completei outros desafios”.

Mário Ferreira referiu também que, antes dos 65 anos de idade, quer realizar o próximo objetivo: participar num dos voos orbitais da Blue Origin.

O que é um voo suborbital?

Mário Ferreira e os restantes tripulantes fizeram um voo suborbital, em que a nave espacial atinge o espaço sem entrar em órbita. O nome da cápsula New Shepard é uma homenagem ao primeiro astronauta norte-americano que realizou este voo, Alan Shepard. À TVI/CNN Portugal, o empresário explicou as diferenças entre este voo e o tripulado pelo astronauta em 1961.

“A cápsula era mais pequena. Também havia outra diferença, o foguetão dele saiu de uma cota zero, ao nível do mar, e a cápsula aterrava com os paraquedas no mar, para ser mais ‘acolchoado’. Aqui, nós saímos de terra e aterramos em terra”, destaca.

Mário Ferreira refere também que, ao contrário da primeira viagem suborbital, o rocket utilizado atualmente é reutilizável. “É computorizado, aterra num sítio específico, quase como se fosse um helicóptero".

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados