Evento de apresentação da International Summit contou com a presença de Marcelo Nico, diretor-geral da Tabaqueira, e António Lagartixo, managing partner e CEO da Deloitte Portugal, que anteciparam o evento que celebra o 3.º aniversário da CNN Portugal
Mario Draghi será o principal orador da CNN Portugal International Summit que celebra o 3.º aniversário da CNN Portugal. O antigo presidente do Banco Central Europeu foi o responsável pela elaboração do relatório de competitividade europeia, que tem como um dos principais pilares estratégicos colmatar o défice na inovação.
"A inovação é fundamental para o crescimento da economia e para a competitividade europeia à escala global", afirma Marcelo Nico, diretor-geral da Tabaqueira. Para o também orador do evento da CNN Portugal, "o desenvolvimento que vem da pesquisa e da inovação cria oportunidades em mercados emergentes como o da Inteligência Artificial".
Marcelo Nico avisa que "é urgente colocar a sustentabilidade no meio do desenvolvimento económico", acrescentando que "a Europa é baseada na igualdade e na integração, valores que no relatório de Draghi são mencionados".
De acordo com o relatório, as empresas europeias investem menos 300 mil milhões de euros do que as congéneres norte-americanas em áreas como a investigação e o desenvolvimento. António Lagartixo, managing partner e CEO da Deloitte Portugal, afirma que a "maior parte do caminho da digitalização e da adoção de novas tecnologias está ainda por fazer".
"Aquilo que está bem patente no próprio relatório é que existe uma distância brutal entre aquilo que é a produtividade em média na Europa, quando comparado com os Estados Unidos, que são a grande referência nesta área", acrescenta António Lagartixo. Para o CEO "vamos continuar a falar da adoção de novas tecnologias porque se acredita que é um aspeto fundamental para diminuir a distância entre a produtividade que existe nos EUA e na Europa".
José Eduardo Moniz, diretor geral da TVI (do mesmo grupo da CNN Portugal) , afirma que "não é qualquer instituição que consegue trazer Mário Draghi a Lisboa, um homem que tem uma história muito grande na Europa e que pelos vistos pode continuar a fazê-lo."