Centeno admite aumento de 0,50 nos juros em dezembro

CNN Portugal , BCE
5 dez 2022, 08:17
Dinheiro

REVISTA DE IMPRENSA. O governador estima um "sinal moderado" no mercado, numa altura em que já se antecipa o início da descida dos preços

O governador do Banco de Portugal admite que em dezembro as taxas de juro vão sofrer um aumento "mais reduzido", de 0,50 pontos base, depois de duas subidas consecutivas de 0,75 pontos base.

Em entrevista à Rádio Renascença, Mário Centeno admite que é preciso dar um sinal de moderação no mercado, numa altura em que, considera, o país já terá passado o pico da inflação.

"Se olharmos hoje para as taxas de futuros, daquilo que são as decisões esperadas pelo BCE, nós temos para dezembro um aumento mais reduzido do que aquilo que aconteceu nas últimas duas reuniões. Ou seja, os mercados esperam esse aumento mais reduzido", afirma o governador, apontando para um aumento "abaixo de 75 pontos base".

Questionado sobre se esse aumento é "um sinal claro, de 25 pontos base, ou um sinal moderado, de 50 pontos base", Centeno respondeu: "Nós temos que continuar a transmitir aos mercados. Todos, não só aos mercados financeiros, estou a falar também das empresas, dos mercados de trabalho, que o BCE não terá nenhuma hesitação em combater uma inflação do nível que nós ainda hoje temos. Estas poucas décimas de redução da taxa de inflação são poucas décimas."

Será, portanto, um sinal moderado, confirma o governador, "no sentido de alertar para que temos todos que estar colaborantes com esta decisão". "Não é uma decisão de repressão", garante.

 

 

 

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados