Marinha britânica investiga acusações de abuso sexual a mulheres em submarinos

Agência Lusa , BC
29 out 2022, 10:25
Submarino

Diário britânico Daily Mail publicou "lista de violações" e relatos detalhados de abusos a mulheres nos submarinos do Reino Unido na última década

O chefe do Estado-Maior da Marinha de Guerra do Reino Unido, almirante Ben Key, afirmou que irão ser investigadas as “desagradáveis” acusações de abuso sexual a mulheres nos submarinos britânicos na última década, reporta este sábado o tabloide Daily Mail.

O diário britânico publicou depoimentos sobre uma “lista de violações” para determinar a ordem em que as mulheres da tripulação seriam atacadas em caso de acidente subaquático, bem como relatos detalhados de abusos, maus-tratos e insultos.

“Estou profundamente preocupado com as alegações de comportamento inadequado no serviço submarino e quero garantir ao nosso povo, e a qualquer pessoa que leia isso, que qualquer atividade que não garanta os altos padrões que a Marinha Real estabelece para si mesma é totalmente inaceitável”, garantiu Ben Key num comunicado.

“Ordenei uma investigação minuciosa. Qualquer pessoa considerada culpada deve assumir a responsabilidade pelos seus atos, independentemente da posição ou estatuto”, acrescentou.

Os depoimentos recolhidos pelo Daily Mail asseguram que os abusos ocorrem há mais de uma década, desde que o veto foi levantado em 2011 para que as mulheres pudessem fazer parte da tripulação da frota submarina britânica, que inclui quatro navios Vanguard armados com mísseis nucleares

Europa

Mais Europa

Patrocinados