Navios mercantes e embarcações de pesca também prestam um importante papel no resgate, aos desviarem-se das suas rotas comerciais e interromperem a sua atividade profissional para prestarem o auxílio necessário
A Marinha Portuguesa coordenou durante o mês de agosto 34 ações de busca e salvamento, que levaram a que 29 pessoas fossem salvas em Portugal continental e nas ilhas, foi anunciado esta segunda-feira.
Em comunicado, a Marinha avança que na área correspondente ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC), foram registados 21 incidentes, tendo sido salvas 18 pessoas.
Já na área do MRCC de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores, os responsáveis estiveram envolvidos em 11 ações de busca e salvamento, sendo resgatadas 10 pessoas.
Já na ilha da Madeira, no Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal, foram coordenadas duas destas operações, das quais resultou o resgate de um cidadão.
A Marinha realçou ainda o apoio prestado pelos navios mercantes e embarcações de pesca, referindo que se “desviam das suas rotas comerciais e interrompem a sua atividade profissional para prestarem o auxílio necessário”, sempre coordenados pelos centros nacionais MRCC Lisboa e Delgada.