Condenada por desvio de fundos europeus, Marine Le Pen não se pode candidatar às presidenciais de 2027

31 mar, 10:53
Marine Le Pen (EPA)

Foi ainda condenada a quatro anos de prisão, dois dos quais irá cumprir em prisão domiciliária com pulseira eletrónica

Condenada por desvio de fundos europeus, Marine Le Pen não se pode candidatar às presidenciais de 2027, decretou o Tribunal Penal de Paris. Segundo o jornal Le Monde, todos os deputados, incluindo a ex-presidente do Frente Nacional (entretanto tornado União Nacional), foram condenados à inelegibilidade com efeitos imediatos.

Marine Le Pen, que abandonou o tribunal sem esperar pela sentença, foi ainda condenada a quatro anos de prisão, dois dos quais irá cumprir em prisão domiciliária com pulseira eletrónica e a uma multa de 100.000 euros.

Já Louis Aliot, presidente da Câmara de Perpignan, vice-presidente do Rassemblement National e antigo deputado europeu, foi condenado a dezoito meses de prisão, dos quais seis meses com pulseira eletrónica, e a três anos de inelegibilidade sem execução provisória.

O caso remonta a 2015, quando o Parlamento Europeu lançou um alerta às autoridades francesas sobre a possível utilização fraudulenta de fundos do antigo partido Frente Nacional, posteriormente renomeado União Nacional, devido ao grande número de contratos de assistentes parlamentares que trabalhavam total ou parcialmente para o partido entre 2004 e 2016.

Europa

Mais Europa