Mariana Mortágua anuncia candidatura à liderança do Bloco de Esquerda

CNN Portugal , com Lusa
27 fev 2023, 10:42

O Bloco de Esquerda vai escolher o próximo líder na convenção nacional que ocorre nos dias 27 e 28 de Maio.

A deputada e dirigente bloquista Mariana Mortágua anunciou esta segunda-feira a candidatura à liderança do Bloco de Esquerda, numa conferência de imprensa na sede do partido, em Lisboa.

"Sou candidata à coordenação do Bloco de Esquerda", anunciou.

Este anúncio surge duas semanas depois de a ainda coordenadora do BE, Catarina Martins, ter revelado que vai deixar a liderança do partido na Convenção Nacional de 27 e 28 de maio, que decorrerá em Lisboa.

Mariana Mortágua, que está no parlamento desde 2013 (entrando então para substituir Ana Drago), nasceu em 1986 e é economista, tendo sido o rosto do partido nas comissões parlamentares de inquérito à banca e nas discussões do Orçamento do Estado, entre outros dossiês.

É economista, tendo sido o rosto do partido nas comissões parlamentares de inquérito à banca e nas discussões do Orçamento do Estado, entre outros dossiês.

Com licenciatura, mestrado e doutoramento em economia, Mariana Mortágua conta já com algumas obras publicadas nesta área, duas delas em coautoria com o fundador e ex-líder do BE, Francisco Louçã.

Pouco depois do anúncio, a coordenadora do BE, Catarina Martins, destacou a preparação, competência, generosidade e entrega de Mariana Mortágua, no dia em que a deputada bloquista anunciou que é candidata à liderança do partido.

“Não há quem duvide da preparação, capacidade de trabalho e competência da Mariana. Sei que agora provará ao país o que eu já conheço tão bem: a generosidade e entrega em cada um dos combates por um país mais justo. Força, Mariana Mortagua”, escreveu Catarina Martins na sua conta oficial na rede social Twitter, texto ilustrado com uma imagem das duas bloquistas.

Esta segunda-feira à tarde, está marcada para a sede do partido uma conferência de imprensa para apresentação de uma outra moção, intitulada “Um Bloco plural para uma Alternativa de Esquerda – um desafio que podemos vencer!”, subscrita por nomes como o histórico da UDP Mário Tomé, o antigo deputado Carlos Matias ou Rui Cortes, do movimento Convergência.

De acordo com o calendário da XIII Convenção Nacional do BE, segunda-feira às 17:00 é a data limite para as moções de orientação serem entregues à Comissão Organizadora da Convenção.

Quando anunciou a sua saída na convenção marcada para os dias 27 e 28 de maio, Catarina Martins manifestou “absoluta tranquilidade” de que havia pessoas “com capacidade, força e preparação” para a substituir no cargo, esperando uma convenção com “soluções de unidade no partido”.

A ainda líder do BE afirmou que a década durante a qual esteve à frente dos destinos do BE foi de "vitórias e derrotas", explicando que "o que mudou agora" foi "a instabilidade da maioria absoluta" e que a crise "multiplicada dentro do Governo e em choque com a luta popular é o sinal do fim de um ciclo político".

Catarina Martins está na liderança bloquista desde novembro de 2012, na altura em parceria com João Semedo, quando foram eleitos coordenadores do Bloco de Esquerda, então numa inédita liderança "bicéfala", modelo abandonado dois anos depois, na Convenção Nacional seguinte, em 2014.

Partidos

Mais Partidos

Mais Lidas

Patrocinados