Tinha 88 anos
Morreu a primeira mulher juíza conselheira do Supremo Tribunal de Justiça em Portugal, avança o jornal O Mirante. Maria Laura Santana Maia morreu na quarta-feira à noite aos 88 anos.
Em comunicado, a família informa que a antiga juíza conselheira "morreu em Ponte de Sor dia 22 de Outubro de 2025, às 20:00", "tranquilamente junto da sua família mais chegada".
Em maio de 2004, Maria Laura Santana Maia tornou-se na primeira juíza conselheira do Supremo Tribunal de Justiça, tendo sido, nesse ano, a primeira classificada no concurso de acesso ao Supremo Tribunal de Justiça. Anos antes, em 1995, tinha sido nomeada desembargadora do Tribunal da Relação de Évora.
Foi ainda delegada do Ministério Público em Nisa, Loulé e Guimarães e também a primeira mulher juíza a ser inspectora judicial.
"Mas não lhe bastou marcar como mulher a história da magistratura portuguesa quis também morrer com a doença que, ainda hoje, é a principal causa de morte das mulheres portuguesas. Nasceu como mulher, afirmou-se como mulher e morreu como mulher", lê-se na nota familiar.