Presidente da República e primeiro-ministro reuniram-se esta sexta-feira. Lucília Gago vai deixar o cargo de procuradora-geral da República e o Governo tem de propor um sucessor
O Presidente da República recebeu esta sexta-feira o primeiro-ministro, Luís Montenegro, para ter “conhecimento” do nome proposto pelo Governo para assumir a Procuradoria-Geral da República (PGR). Estiveram reunidos cerca de 20 minutos.
“Espero ter hoje o conhecimento do nome", afirmou o Presidente em declarações jornalistas, em Belém. "As pessoas acham que isto é uma tômbola de nomes mas não: há um processo que é feito pelo Governo, ao longo do tempo, até apurar um nome. Pode ser um nome, podem ser dois ou três, normalmente é um."
Marcelo Rebelo de Sousa lembra que o Presidente da República pode concordar ou não com o nome proposto. "Se concordar, aceita e é um processo rápido."
O chefe de Estado fez esta breve declaração aos jornalistas à porta do Palácio de Belém. Afirmou que ia comprar um bolo de anos e que uma hora depois esperava iniciar a reunião com Luís Montenegro, que aterrou em Lisboa vindo de Nova Iorque - onde discursou nas Nações Unidas.
A procuradora-geral da República, Lucília Gago, termina a 11 de outubro o seu mandato, cuja reta final ficou sobretudo marcada pela polémica ligada ao caso Influencer - que levou à demissão do ex-primeiro-ministro António Costa.