Marcelo quer transmitir mensagem de "tranquilidade" na visita a São Jorge

Agência Lusa , BMA
27 mar 2022, 12:53
Marcelo Rebelo de Sousa

Ilha açoriana contabilizou cerca de 12.700 sismos desde 19 de março

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este domingo que pretende transmitir uma mensagem de “tranquilidade” durante a visita que fará esta tarde à ilha de São Jorge, nos Açores, na sequência da crise sismovulcânica.

“As pessoas têm de ultrapassar inibições e perceber que está tudo a ser feito e que é uma situação de tranquilidade”, disse o chefe de Estado aos jornalistas, em Vila Viçosa, no distrito de Évora.

Marcelo Rebelo de Sousa salientou que o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, “tem garantido a tranquilidade", assinalando que o responsável esteve em São Jorge duas vezes na última semana e tem pernoitado na ilha.

O Presidente da República disse também que espera encontrar na visita à ilha “uma estrutura bem organizada e bem preparada”. Marcelo é esperado pelas 15:30 locais, mais uma hora em Lisboa.

“Irei, a pedido do Governo, com a secretária de Estado da Proteção Civil, que tem estado a apoiar aquilo que, porventura, seja necessário fazer. Até agora, não tem sido necessário fazer nada, porque a situação está sob controlo”, disse.

O chefe de Estado indicou que vai “a Beja apanhar um avião para seguir para o Pico e, depois, de helicóptero, para São Jorge”.

A ilha de São Jorge contabilizou cerca de 12.700 sismos desde 19 de março, mais do dobro de todos os registados no arquipélago dos Açores desde 2021.

A ilha de S. Jorge está com o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa “estado de repouso” e V6 “erupção em curso”.

Relacionados

PR Marcelo

Mais PR Marcelo

Patrocinados