Marcelo pede "solução definitiva" para travar entrada de "milhões de euros dos portugueses" na TAP

Agência Lusa , CF
10 fev 2023, 14:18
Marcelo Rebelo de Sousa (Hugo Delgado/ LUSA)

Presidente da República quer que o processo de reestruturação chegue ao fim "se possível rapidamente, mas demorando o tempo que é necessário"

O Presidente da República defendeu esta sexta-feira cuma "solução definitiva" para a TAP que ponha fim à entrada de “milhões [de euros] dos portugueses" na companhia.

“Essa solução definitiva significa, para o futuro, não estarmos a investir permanentemente quantos milhões mais de dinheiro dos portugueses para entrar na TAP”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas à margem da 44.ª edição da Feira do Queijo de Celorico da Beira.

O chefe de Estado manifestou o desejo de que “o processo de reestruturação chegue ao fim e que isso signifique, como o Governo já anunciou, haver uma solução definitiva para a TAP”.

Marcelo apontou as "investigações judiciais em curso" e as "comissões parlamentares de inquérito" sobre a companhia aérea portuguesa para considerar que, a este respeito, "há, neste momento, na cabeça dos portugueses duas ideias”.

A primeira ideia é: “o que tiver de se apurar, apure-se de uma só vez, se possível rapidamente, mas demorando o tempo que é necessário”.

“Apure-se a nível de tribunal, se é caso de tribunal, apure-se a nível de parlamento, se é caso de parlamento, se é mais político que de Direito”, disse, numa alusão à investigação do Ministério Público à privatização concretizada no mandato do Governo liderado por Pedro Passos Coelho.

A segunda ideia é a de se encontrar a "solução definitiva" que ponha fim aos milhões de euros que têm sido injetados na TAP.

A TAP deverá ser "em breve" alvo de um processo de privatização, segundo anunciou o ministro das Finanças.

Na quarta-feira, o jornal ECO noticiou que quatro dias depois de o consórcio de David Neeleman e Humberto Pedrosa, a Atlantic Gateway, ter adquirido 61% do capital da TAP em 12 de junho de 2015, a sociedade DGN, liderada por Neeleman, selou um memorando de entendimento com a Airbus.

Relacionados

Governo

Mais Governo

Patrocinados